A importância da atuação integrada para conter ataques cibernéticos

0

A tecnologia é parte fundamental da sociedade em todos os setores. Com a Transformação Digital, o TI passou a integrar e coordenar todas as áreas, o que ampliou a sua atuação, ao mesmo passo que torna os sistemas mais vulneráveis a invasores, uma vez que a demanda para os profissionais de cuidar de todos os processos que acontecem de forma simultânea aumentou.

Desde 2020, com a pandemia, este trabalho foi dificultado para os times de TI, já que os perímetros foram amplificados, impactando o controle dos dispositivos e redes corporativas e abrindo brechas para cibercriminosos atuarem.

De 2020 para 2021, foi registrado um aumento de 50% dos ataques por semana em redes corporativas e a tendência é que os números continuem crescendo anualmente. De acordo com a Tanium, plataforma de endpoint, é registrado um ataque de ransomware a cada 11 segundos, causando um prejuízo de US$ 160 bilhões às empresas de todo o mundo.
Isso ocorre porquê os hackers acompanham a evolução tecnológica e buscam novas formas de invasão, seja por meio de links enviados por e-mail ou brechas nos dispositivos dos colaboradores.

Para evitar tais ataques, é importante que áreas como TI, operações, riscos e segurança trabalhem em conjunto e seguindo os padrões de segurança. Essa ação permite que o sistema consiga identificar, evitar e amenizar os potenciais ataques.

Como uma das soluções, a plataforma XEM melhora a estrutura corporativa, agregando a segurança necessária para reagir a ataques imediatamente, fazendo com que o prejuízo da empresa seja nulo ou perto disso.

Isso porque conecta as equipes isoladas de toda a organização para um único propósito: proteger informações e infraestruturas críticas, viabilizando descobertas detalhadas e completas em toda a estrutura corporativa, avaliações aprofundadas, priorização empresarial, remediação entre plataformas e vigilância contínua em todos os lugares.

Quanto mais rapidamente uma falha for revelada, o time de defesa corporativo entrará em ação amenizando os impactos de ação dos cibercriminosos.

Por isso, é importante ter uma solução que faça essa vigilância 24x7x365 e que consiga contra-atacar. Além de reduzir um prejuízo que pode ser incalculável — não somente em casos onde os agentes pedem dinheiro em troca das informações roubada, mas também em sistemas onde não pode haver interrupções, como o varejo que, sem cinco minutos de vendas, tem um impacto gigantesco em todo o planejamento.

Felipe Nascimento, diretor de engenharia de soluções da Tanium para América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.