Brasil caminha para ser o maior exportador de hidrogênio verde do mundo

0

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, disse nesta sexta-feira, 20, na plenária de abertura do Congresso Mercado de Carbono, no Rio, que o Brasil investirá em oportunidades ligadas ao hidrogênio verde. "Devemos anunciar em breve um programa de mais de R$ 100 milhões para investimento em inovações ligadas ao hidrogênio verde." Para o ministro Joaquim Leite, do Meio Ambiente, o Brasil será um grande player em ativos ambientais. "O Brasil será um dos principais exportadores de carbono e de energia limpa do mundo", declarou.

As declarações aconteceram no painel de abertura de hoje do Congresso Mercado Global de Carbono – Descarbonização & Investimentos Verdes, evento conjunto do Banco do Brasil e da Petrobras, com o apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Banco Central do Brasil, que teve início hoje, no Jardim Botânico no Rio. Também estava no debate o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.

Na segunda plenária do dia, os ministros Bruno Bianco, da Advocacia-Geral da União (AGU), e Wagner Rosário, da Controladoria-Geral da União (CGU), debateram com Joaquim Leite, sobre a importância da governança e da segurança jurídica para o crescimento verde.

A produção do hidrogênio verde também foi tema de um painel sobre bioenergia. O Brasil, hoje, maior produtor global de etanol de cana-de-açúcar, terá, até o fim de 2022, a primeira usina de hidrogênio verde do Brasil em operação.

Fabricantes de fertilizante debateram a importância do setor para desenvolvimento do agronegócio e para a garantia da segurança alimentar no Brasil. Trataram também do papel dessa indústria no futuro verde, com o desenvolvimento de tecnologias de controle biológico de pragas.

O papel das cooperativas e das startups na construção de uma nova economia verde também foram tema de debate.

O Congresso Mercado Global de Carbono – Descarbonização & Investimentos Verdes reuniu mais de 100 palestrantes entre especialistas e líderes empresariais e ambientais do Brasil e do mundo, para apresentar estratégias corporativas, projetos e cases.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.