Governo Federal promove encontro para debater sobre conectividade e proteção da Amazônia

0

O Governo Federal, por meio do Ministério das Comunicações (MCom), promoveu, nesta sexta-feira (20/5), encontro com representantes do setor público e privado para debater a ampliação da conectividade da Amazônia e ações para reforçar a preservação da floresta. O evento, realizado no município de Porto Feliz, em São Paulo, contou com a presença do empresário americano Elon Musk, fundador das empresas de desenvolvimento de satélites, Starlink, e de fabricante de sistemas aeroespaciais, SpaceX.

Por meio de suas redes sociais, Musk anunciou que irá conectar 19 mil escolas não conectadas em áreas rurais de todo o Brasil e apoiar o governo brasileiro a monitorar a floresta amazônica com uso de tecnologia avançada para mitigar o desmatamento e incêndios ilegais.

Ao lado do presidente da República, Jair Bolsonaro, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, explicou que a parceria entre as iniciativas pública e privada para levar internet às escolas vai contribuir com a meta do MCom de conectar 100% das unidades públicas de ensino da região Norte até o fim de 2022, além de levar acesso à internet para unidades de saúde, comunidades indígenas e locais remotos.

De acordo com o presidente Bolsonaro, a passagem do empresário americano pelo Brasil irá contribuir com a impressões internacionais a respeito das ações de preservação da Amazônia desenvolvidas pelo governo federal. "Nós vamos mostrar que a Amazônia é preservada. Lógico que existem os nichos de exploração de queimada e desmatamento irregular. Mas isso, a chegada dos satélites irá nos ajudar a preservar. Agora, precisamos também desenvolver aquela região, que é riquíssima em biodiversidade e em riquezas minerais", afirmou.

Para o ministro Fábio Faria, a aproximação entre o governo e a iniciativa privada soma esforços na empreitada de garantir o acesso à internet para toda a sociedade brasileira, em especial na região Norte. "Elon Musk está aqui para realizar algo concreto sobre a Amazônia. Estamos muito contentes por estar aqui. Musk é um visionário", declarou.

Faria destacou ainda que os detalhes técnicos e investimentos serão discutidos em um novo momento, entre os representantes públicos e privados envolvidos.

Também participaram do evento os ministros da Casa Civil, Ciro Nogueira; da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira; das Relações Exteriores, Carlos França; e do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, ministro da Secretaria-Geral da Presidência, general Luiz Eduardo Ramos; além do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, e de CEOs e altos executivos das empresas de telecomunicações no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.