Lenovo revela que 68% das empresas do Brasil já adotam IA, mas infraestrutura e falta de expertise ainda são desafios para o país

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Com 68% das empresas adotando a Inteligência Artificial, o Brasil enxerga um bom cenário envolvendo a tecnologia. Para o próximo ano, 53% da sua implementação se destina à IA Generativa, mostrando o potencial dessa categoria. Contudo, o país ainda esbarra em desafios estruturais como problemas de qualidade dos dados, falta de expertise e a necessidade de modernização da infraestrutura de TI. Isso é o que aponta o CIO Playbook 2025, estudo conduzido pela IDC a pedido da Lenovo, potência global em tecnologia, com 500 tomadores de decisão de TI e negócios (ITBDM) da região.

De acordo com o levantamento, a adoção da Inteligência Artificial no Brasil está alinhada com as prioridades dos negócios por aqui, que visam melhorar a produtividade de seus funcionários, aprimorar a satisfação dos clientes, aumentar a receita e impulsionar a conformidade regulatória. Dentre os segmentos que utilizaram a tecnologia no último ano, destacam-se operações de TI, desenvolvimento de software, RH, finanças e aquisições.

Além disso, 40% das empresas ouvidas no estudo dizem usar a IA em diferentes projetos, enquanto 24% reconhecem que a adoção ainda é tímida, com implementação ainda em estágios iniciais, e somente 4% dizendo que a utilização se dá em toda a companhia. Já 29% não contam com a tecnologia, mas têm planos de usá-la tecnologia no próximo ano e outros 4% consideram a solução, mas sem nenhum plano concreto.

"As empresas brasileiras estão percebendo que a IA garante muitos benefícios competitivos para o negócio, indo desde capacitação de funcionários até a garantia de conformidade dos dados. O desafio agora é transformar toda essa percepção em resultados concretos, garantindo que a infraestrutura e a governança acompanhem essa evolução", afirma João Bortone, Presidente e Gerente Geral de Lenovo ISG para América Latina.

Se tratando de toda a América Latina, o estudo aponta que 50% dos investimentos em IA nos próximos meses serão direcionados para IA generativa. No último ano, a implementação foi maior em IA interpretativa, utilizada para detecção de fraudes no setor financeiro e otimização de processos em aplicações industriais.

Para Valério Mateus, gerente geral de serviços e soluções para Lenovo na América Latina, "o avanço da IA na América Latina mostra que estamos em uma região com bastante potencial tecnológico, capaz de entregar soluções e serviços estratégicos para diversos segmentos. Acreditamos que, por meio desse nosso levantamento, as companhias terão um norte sobre o segmento e poderão dedicar seus esforços de forma mais assertiva".

Outro dado relevante indica que 86% das empresas da região já possuem ou estão desenvolvendo políticas de Governança, Risco e Conformidade (GRC) para IA. Isso tem como objetivo maximizar o potencial da tecnologia, além de abordar preocupações éticas e mitigar riscos. "O avanço da IA na América Latina mostra que estamos em uma região com bastante potencial tecnológico, capaz de entregar soluções e serviços ainda mais estratégicos para diversificados setores.", explica Valério Mateus, gerente geral de serviços e soluções para Lenovo na América Latina. "Por isso, acreditamos que por meio dos insights gerados pela pesquisa CIO Playbook, as companhias terão um norte sobre a importância do uso dessas tecnologias e poderão dedicar seus esforços de forma mais assertiva".

Diagnóstico para a adoção de IA

A parceria IDC e Lenovo também rendeu uma plataforma de diagnóstico para checar se uma determinada organização está pronta para a adoção da Inteligência Artificial. Além de guiar os tomadores de decisão no caminho certo a se tomar, a ferramenta ainda compara a empresa com os pares da região em que está localizada, dando a visibilidade do quão avançado é o seu estágio atual nesse segmento.

Por meio de 17 perguntas, que levam cerca de 10 minutos para serem respondidas, o diagnóstico também prepara um relatório completo que fornece insights sobre as ações essenciais para acelerar a implantação e o valor da IA na companhia, além de identificar pontos fortes e fracos em sua estratégia, permitindo foco central em áreas que requerem atenção imediata.

O diagnóstico pode ser acessado aqui.

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