IBM e Siemens lançam solução de VoIP com hospedagem

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A IBM e a Siemens Enterprise Communications firmaram uma parceria global para fornecer solução de comunicação IP para clientes corporativos. A proposta é que o cliente substitua todo o seu sistema de comunicação tradicional, inclusive voz, por essa nova solução que usa o software de colaboração (traz vários recursos por um único ponto de acesso) da IBM e o softphone (permite voz sobre IP) da Siemens.

É uma plataforma aberta em que a parte de voz integra um pacote de dados e aplicativos dos mais simples aos complexos. O cliente elimina seu PABX e não precisa fazer um investimento inicial no sistema; paga uma conta mensal. "Como se trata de serviços, o cliente só receberá os terminais e o gateway para ter acesso à rede pública, para chamadas não corporativas e garantir a sobrevivência da comunicação mesmo que o link com o host seja cortado", explica executivo de desenvolvimento de negócios da IBM, Roberto Athayde.

O executivo estima ganho mínimo de 10% a 15% na troca de um sistema tradicional por este, ao reduzir a conta telefônica e com energia elétrica, por exemplo. O custo-benefício é considerado muito vantajoso para empresas que têm a partir de 150 ramais, mas a solução também é indicada para instalações bem menores. Entretanto, o foco principal são empresas com 500 ramais em média. A projeção de negócios não foi revelada, mas um levantamento da Frost & Sullivan calcula que as vendas de linhas de convergência IP atinjam cerca de US$ 300 milhões este ano no País.

Atualização tecnológica

O investimento em equipamentos e sistemas fica por conta dos fornecedores, inclusive upgrades posteriores. A IBM integra a solução de voz sobre IP dentro de sua solução final e se responsabiliza pela comercialização e gerenciamento dos serviços do cliente. A Siemens entra com seu HiPath 8000, que fornece a inteligência do sistema e é instalado em um servidor que roda em plataforma IBM. Tudo hospedado em um data center. A partir daí é feito o gerenciamento de todos os ramais conectados de forma centralizada.

Na instalação do cliente, o terminal não usa fiação de telefone tradicional, mas sim o ponto de rede que liga o computador à internet, diz o gerente de canais da Siemens Enterprise, Eduardo Casella.
Em três meses, os parceiros pretendem lançar a solução para a América Latina. Por enquanto, estudam qual país pode ter maior demanda, diz o executivo da IBM.

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