Dos bastidores aos holofotes

0

Volta paulatinamente às manchetes a discussão em torno do projeto para o Marco Civil da Internet, o qual regulará direitos e deveres associados à utilização da Internet. Desde o ápice de atenção recebido em novembro de 2012, quando o projeto foi inserido e retirado da pauta de votação da Câmara dos Deputados por seis vezes para, ao final, deliberar-se pela sua suspensão por tempo indeterminado, não houve movimentação que justificasse maior interesse por parte da mídia.

Isto porque, passada a crise do fim do ano passado, durante a qual aprovação e engavetamento da proposta se mostraram desfechos igualmente prováveis, as forças políticas e econômicas envolvidas no processo legislativo voltaram-se, seja às negociações de coxia, seja, tão simplesmente, ao recolhimento estratégico.    

O embate político, em seu núcleo, é travado pelos provedores de conteúdo da Internet, a nova indústria de mídia, comércio e serviços criada pelo advento da grande rede, conhecidas como pontocom e pelos prestadores de serviços de telecomunicações, as teles, fornecedores da infraestrutura física que permite o funcionamento da rede. Em outro plano, participam dos esforços de convencimento político os grupos de mídia e produtores culturais.  

O retorno do tema aos holofotes tem explicação.  Em verdade, a retomada pública das discussões faz parte do jogo. Às teles interessa o arrasto das discussões, uma vez que não se veem satisfeitas com a questão envolvendo a neutralidade de rede (vide abaixo), certamente o tema central da discórdia e chave econômica do projeto. Às pontocom interessa a votação acelerada já que, sob sua perspectiva, o tempo só tem deteriorado projeto que nasceu adequado aos interesses da Internet. A retomada do assunto na mídia, nitidamente com foco na busca pelo apoio popular, faz parte de seus esforços. 

A pressão é pela votação do texto como está. A mensagem institucional é a da importância de se regular a Internet e do retrocesso que significaria o arquivamento de projeto já tão amplamente discutido. Tudo indica que se chegará a consenso nesse sentido.  Quanto ao ponto mais polêmico, da neutralidade de rede, ao nosso ver, com a redação no formato atual, o artigo 9º constitui declaração de princípios, cabendo à regulamentação, como é de praxe em setores de economia intensivos em investimentos em infraestrutura, o ajuste final do tema.

Abaixo, para entendimento, os pontos objeto das maiores divergências nas últimas votações:

1. Neutralidade da Rede

A neutralidade de rede é princípio pelo qual o tráfego na Internet não pode sofrer, exceto por justificativas técnicas e para a priorização de serviços de emergência, qualquer discriminação ou tratamento não isonômico.  Isto é, as teles, na oferta de seus pacotes de banda larga ao cliente não poderiam, e.g., permitir o tráfego de dados de e-mail e bloquear dados de vídeo.  A Internet deve, como princípio, ser livre.

O princípio é basilar para as pontocom, indústria que nasceu em ambiente de ausência de regulação e total liberdade. Dar às teles, mesmo que a partir de justificativas econômicas razoáveis, instrumento de controle qualitativo do tráfego de dados (filtros), influencia indiretamente os modelos de negócio das pontocom. Da perspectiva das teles, permitir o uso indiscriminado, sem distinção do perfil do usuário, gera questões de uso ineficiente. Daí o imbróglio. 

2.  Limites da Responsabilidade do Provedor de Conteúdo

Neste ponto, a questão passa pela falta de previsão legislativa quanto à responsabilização civil (ou isenção de responsabilidade) do provedor de conteúdo pela veiculação de conteúdo ilegal ou ofensivo a direito de terceiros. O projeto vem para preencher a lacuna da lei.

Em recentes decisões, o STJ tem adotado a doutrina americana do notice and takedown para lidar com responsabilização dos provedores de conteúdo, a qual determina a retirada imediata de conteúdo ofensivo ou ilegal do ar a partir do momento da ciência inequívoca (simples notificação) de sua existência, sob pena de responsabilização solidária do provedor com o usuário/cliente que postou o conteúdo. 

O projeto não acompanha o entendimento do STJ. Pelo texto atual, o provedor fica isento de responsabilidade pelo conteúdo até que se recuse a cumprir ordem judicial que especificamente determine sua retirada do ar.  Na última rodada de votação, por pressão dos grupos de mídia, e por meio da inclusão de parágrafo segundo ao art. 15 de seu texto, adotou-se a doutrina do notice and takedown exclusivamente para direitos de autor e conexos.

3.  Registros de Logs do Usuário

Pelo texto atual, apenas as teles estão obrigadas, no caso, por 1 ano, à guarda de logs de conexão (quem entrou na Internet), enquanto que para as pontocom a guarda dos registros a estas relacionados, quais sejam, logs de aplicação (quem fez uso de um aplicativo, e.g. Facebook), é facultativa. Além disso, as teles não têm permissão para recuperar e manter logs de aplicação. A atual configuração de deveres de guarda gera desconforto às teles, uma vez que consideram estar obrigadas a manter registros de menor valor, ao passo que estão alijadas do direito de recolher registros de maior valor, já que os logs de aplicação são fundamentais para, dentre outros, o mercado de publicidade online.

Gustavo Artese é Master of Laws (LL.M.) pela Universidade de Chicago e advogado responsável pelas práticas de Propriedade Intelectual e TICs do escritório VPBG Advogados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.