Países latinos firmam acordo para fortalecer políticas de ciência, tecnologia e inovação

0

Os países da América Latina e do Caribe irão promover, em conjunto, políticas industriais e investir para criar novas capacidades produtivas, impulsionar setores estratégicos e aumentar a competitividade. O acordo foi firmado na terça-feira, 18, durante reunião de ministros da Comissão Econômica para América Latina e o Caribe (Cepal), no Rio de Janeiro. Na oportunidade, o grupo formado por 14 países aprovou uma plataforma de cooperação que visa aprofundar processos de planejamento gerados em várias das nações envolvidas, a fim de fortalecer regionalmente políticas de ciência, tecnologia e inovação.

O acordo traz compromissos em áreas específicas, tais como universalização do acesso à banda larga; eficiência energética por meio de novas fontes renováveis; reciclagem de materiais e produtos elétricos e eletrônicos; e apoio a startups de base tecnológica. No plano industrial, as decisões passam pelo estímulo a avanços tecnológicos em produtos e processos de fabricação e ao desenvolvimento de novos serviços e materiais. Os países avaliam que a crise internacional de 2008-2009 abriu oportunidades para o debate sobre as estratégias de desenvolvimento.

No documento, as nações afirmam que a integração regional e a cooperação na área "se destacam como fatores determinantes para avançar no caminho do desenvolvimento e da igualdade". Nesse sentido, comprometem-se a desenvolver aplicações com impacto em áreas como saúde, educação e serviços públicos, com especial atenção aos segmentos mais vulneráveis da população, como pessoas com deficiência. A redução das desigualdades de gênero é outra medida aprovada para a consolidação de democracias inclusivas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.