SAS inicia programa formação de cientistas de dados no Brasil

0

SAS anuncia a chegada da Academia para Ciência de Dados do SAS no Brasil. O curso utilizará avançadas ferramentas e técnicas de Analytics, buscando formar profissionais altamente qualificados para lidar com Big Data. As primeiras aulas terão início em agosto, com inscrições abertas até 29 de julho.

O Brasil está entre os primeiros países a receber a Academia do SAS, projeto iniciado com sucesso nos Estados Unidos, com objetivo de atender a um mercado especializado e que deve movimentar mais de três milhões de vagas até 2018. "O SAS tem atuado no negócio de ciência de dados há 40 anos, adaptando e atendendo as necessidades dos clientes. Nesse momento, os nossos clientes precisam de talentos em Analytics", afirma o CEO do SAS, Jim Goodnight.

Segundo Andreia Santos, coordenadora de Treinamentos do SAS Brasil, a busca por esse tipo de profissional acompanha a crescente demanda por inteligência analítica, a fim de lidar com o imenso volume de dados não estruturados gerados por empresas e pessoas no século 21 – a era do Big Data. "É uma mina de diamantes, mas é preciso ter um cientista de dados para desenterrar os valiosos insights que ninguém havia pensado em procurar", afirma ela.

Utilizando a mesma didática e qualidade oferecida nos EUA, o curso no Brasil será composto de dois módulos distintos, sendo o primeiro para obtenção da Certificação SAS em Big Data e o segundo da Certificação SAS Advanced Analytics Professional. Ao ser aprovado no programa, o participante obterá a Certificação SAS de Cientista de Dados. As duas etapas, combinadas, terão uma carga horária de 448 horas ao longo de um ano, apresentando aulas teóricas, desenvolvimento de estudos de caso, projetos em equipe e exames de certificação.

Além de encontrar insights em dados e saber traduzir essas ideias à linguagem de negócios, os alunos aprenderão a utilizar as mais avançadas ferramentas de exploração e visualização de dados do mercado. As aulas abordarão gerenciamento e limpeza de grandes volumes de dados, análises exploratórias, visualização de dados SAS e Hadoop, Machine Learning e Deep Learning, incorporação de modelagem preditiva e outras habilidades necessárias à formação de um cientista de dados.

Para lidar com essas ferramentas e linguagens de programação mais avançadas, é recomendado que os inscritos na Academia tenham experiência em programação, com conhecimentos em matemática aplicada, bem como proficiência em inglês. "Com o certificado do SAS em Ciência de Dados, de reconhecimento internacional, será possível trabalhar em qualquer mercado ao redor do mundo, utilizando-se de técnicas e know-how que somente a líder de mercado em Analytics poderia oferecer", conclui Andreia.

O que é um Cientista de Dados?

Os cientistas de dados são especialistas analíticos com habilidades técnicas avançadas para resolver problemas complexos e explorar os dados em busca de valor. São parte matemáticos, parte cientistas da computação e parte analistas de tendências. Por serem profissionais com habilidades de TI e negócios, são procurados em diversas indústrias e bem pagos.

Muitos iniciaram carreira como acadêmicos e profissionais das áreas de estatística e análise de dados, e buscaram atingir um mercado muito além do Analytics tradicional, aplicando análise avançadas, curiosidade criativa e novas ideias para obter lucro com os dados coletados por ferramentas cada vez mais poderosas.

A Glassdoor estabelece o salário médio anual para um cientistas de dados em cerca de US$ 113.000 por ano, ou aproximadamente R$ 380 mil anuais. Uma certificação em Ciência de Dados do SAS é um forte diferencial para buscar uma das três milhões de vagas de Big Data previstas até 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.