Termomecanica integra sistemas de gestão de suas plantas do Chile e da Argentina

0

A Termomecanica está implementando o sistema de gestão SAP Business One em suas fábricas de Santiago (Chile) e de Buenos Aires (Argentina) para integrar as operações com a sede em São Bernardo do Campo (Brasil). A adoção da tecnologia SAP, também utilizada na matriz, tem por objetivo aumentar a sinergia e a visibilidade das operações internacionais. O projeto será  finalizado em outubro.

As plantas no Chile e Argentina, adquiridas em 2011 pela TM, especialmente pela proximidade geográfica, são estratégicas para apoiar o crescimento da companhia não só na região como em outros mercados. Por se tratarem de dois polos com características próprias, sendo a Argentina, um potencial mercado interno relevante na economia da América Latina, e o Chile, com vocação na interação e abertura ao comércio mundial, esta estratégia de consolidação é crucial.  Além disso, a cadeia de suprimentos e de atendimento no segmento de semimanufaturados de cobre é extremamente complexa e exige um entendimento específico das necessidades, particularidades técnicas e logísticas dos diferentes clientes nos mais variados países.

Desta forma, de acordo com Wilson Oliveira, da área de controladoria da Termomecanica, o investimento possibilitará uma grande integração entre os processos da empresa, com a padronização dos procedimentos nas áreas fabris, logísticos, comerciais e financeiros, e terá papel fundamental na interação comercial com os clientes e demais parceiros de negócios na região, possibilitando uma melhoria na qualidade do nível de serviços e na solidez regional da marca Termomecanica.  "Além disso, com o novo ERP será possível, ao mesmo tempo, preservar as peculiaridades inerentes aos países, principalmente no aspecto fiscal, e extrair as melhores práticas de cada uma das unidades fabris, intensificando assim a competitividade em um mercado de concorrência global", ressalta.

Walter Sanches, superintendente de TI, explica que o projeto foi concebido tendo como premissa a integração de uma série de processos cruciais para a operação industrial e para promover um intercâmbio mais ágil de informações. O sistema permite a criação de um plano de contas único, a centralização dos cadastros de clientes, a unificação dos códigos de materiais, entre outras vantagens. "Os investimentos nesta avançada tecnologia nos permitiram conglomerar as operações comerciais, fabris e administrativas entre nossas filiais e a matriz. Além disso, assim que finalizarmos nossa curva de aprendizado, além de tornar mais rápida a execução dos processos e a tomada de decisão, será possível incrementar a nossa atividade de exportação", explica.

A escolha da plataforma SAP Business One no modelo de cloud computing além da melhor relação entre custo e benefício, ocorreu por tratar-se de uma solução ao mesmo tempo simples e eficiente, atendendo as necessidades das filiais, que dispõem de processos bem menos complexos do que os da matriz, usuária do sistema SAP ECC. O gerenciamento do ambiente foi terceirizado e será feito pela Seidor, empresa parceira do fornecedor de tecnologia.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.