Inatel apresentará diferenciais na formação de profissionais com foco em IoT

0

O Inatel levará sua expertise na formação de profissionais para o mercado de tecnologia para o IoT Business Forum, que ocorrerá dia 29 de junho, no WTC, em São Paulo. O evento vai reunir especialistas para discutir os desafios, mostrar soluções e cases de desenvolvimento da Internet das Coisas.

O professor e pesquisador do Inatel, Dr. Joel Rodrigues, estará no painel "Como a IoT pode atingir seu verdadeiro potencial?.Ele irá falar sobre a importância da formação de profissionais para atuar neste mercado crescente, apresentando os exemplos do Inatel. Um deles é o projeto Inatel Smart Campus, iniciado há quase um ano, envolvendo alunos, pesquisadores, especialistas e empresas parceiras em pesquisas, projetos, experimentação e desenvolvimento de soluções e aplicações em IoT. A proposta do Inatel é a criação de uma rede de conectividade aberta e convergente com outras redes e diferentes tecnologias para a oferta de diversos serviços.

Atualmente, 12 empresas são parceiras do projeto com desenvolvimento em conjunto, doações para os laboratórios de pesquisa e bolsas para alunos de iniciação científica e de mestrado. "Sendo uma instituição de ensino superior, nosso compromisso é com a formação dos profissionais das áreas de TIC que atuam no mercado e que vão fazer a IoT acontecer. E nós já estamos um passo à frente, com um modelo pedagógico que busca a integração constante com o mercado e a pesquisa e a inovação, e também com uma pós-graduação em IoT, pioneira no país".

O curso de pós graduação em IoT é oferecido na unidade do Inatel em São Paulo, que funciona dentro do complexo WTC, e já está com turma aberta desde maio. O professor Dr. Joel Rodrigues tem grande experiência na área de ensino e pesquisa com focos principais em e-Health, redes de sensores e Internet das coisas (IoT), computação móvel, redes veiculares e tecnologias cloud. É coautor de mais de 500 publicações em periódicos, capítulos em livro e conferências internacionais, 3 livros e 2 patentes. É General Chair e TPC Chair de diversas conferências internacionais, incluindo as IEEE ICC, IEEE GLOBECOM e IEEE HEALTHCOM. No mês passado, teve participação intensa na IEEE International Conference on Communications (IEEE ICC 2017), em Paris, com a apresentação de nove artigos científicos e uma homenagem recebida pelo  trabalho realizado como Publications Chair do evento.

No Brasil, também em maio, participou do SBRC 2017, em Belém, com a apresentação de dois artigos e do projeto Inatel Smart Campus, como exemplo de um living lab aberto à cooperação com empresas parceiras para pesquisa, experimentação, avaliação e demonstração de tecnologias de IoT.

O IoT Business Forum é promovido pela TI Inside: http://iotbusinessforum.com.br/congresso/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.