CDP e o desafio da omnicanalidade ao extremo

0

Um dos mais novos conceitos no mundo do CX (Customer Experience) é o CDP (Customer Data Platform). Como sempre, quando surge um novo conceito no setor, há várias definições do que é e para que serve, em geral, a maioria delas com foco tecnológico sobre como definir o que um CDP deve contemplar.  Estas são discussões interessantes em esferas mais teóricas, todas válidas em geral, e na maioria dos casos resumidas em como resolver um problema comercial a partir de diferentes pontos de partida. O interessante é não perder de vista o desafio comercial que queremos resolver. 

Qual é o desafio comercial para o CDP? 

À medida que a digitalização avança e as organizações se aproximam de seus consumidores ou clientes, torna-se cada vez mais importante poder identificá-los e encontrá-los no canal que o consumidor escolhe utilizar no momento em que ele escolhe utilizá-lo. Esta definição simples, que temos ouvido há muito tempo, tem várias implicações que não são tão fáceis de resolver, gerando assim a necessidade de um CDP.  

O primeiro conceito que está ganhando impulso é que os consumidores interagem em todos os canais, dependendo do momento e do que eles querem fazer. Já está claro que quem compra on-line hoje pode comprar na loja amanhã e vice-versa. Não podemos tratar os clientes on-line como on-line e em loja de maneira diferente. Um cliente quer ser tratado e reconhecido em todos os momentos, independentemente do canal que escolher para usar. Portanto, devemos ter informações do cliente em todos os canais sempre disponíveis para uso. Este é o conceito de omnicanalidade ao extremo. 

O segundo conceito é que as empresas querem conhecer cada vez mais seus consumidores finais, e não só querem conhecer o cliente que compra deles, mas querem conhecer o cliente que consome seus produtos e gerar um relacionamento direto com eles. Para conseguir isto, é necessário implementar técnicas de identificação, dar-lhes algo em troca e a partir daí gerar um vínculo que mantenha a relação. Algo muito semelhante ao primeiro conceito, mas do ponto de vista dos fabricantes, não dos vendedores. 

O terceiro conceito é que queremos saber cada vez mais sobre os consumidores para poder saber por que compram, o que compram, do que gostam, do que não gostam e, acima de tudo, para entender como podemos satisfazer suas exigências para poder gerar um vínculo com eles. 

O quarto conceito, queremos enriquecer as informações ao longo do tempo para que possamos melhorar a compreensão e o relacionamento com os consumidores, dar-lhes a experiência que eles realmente procuram e gerar um sentimento de pertencimento para que tenhamos um relacionamento melhor. Para poder medi-lo com o tempo, crescer e aprender com eles. 

Para conseguir tudo isso, é essencial poder ter as informações disponíveis, mas não só isso, também as estratégias que nos permitem coletar essas informações. Para isso, uma solução flexível e rápida que a permita, como o CDP, é essencial. 

O que faz um CDP? 

O CDP serve para poder identificar um cliente, obter seus dados de forma unificada e enriquecê-los com o tempo. Poder ter seu e-mail, telefone, cartão de crédito, redes sociais e todas as informações relevantes sobre eles em um único lugar. Capturar consentimento para obter essas informações agora e ao longo do tempo. 

Precisamos salvar as interações que temos com esses consumidores para entender melhor seus gostos, canais e preferências que cada consumidor tem. Para isso, é essencial ter um repositório para armazenar este tipo de informação. 

O fundamental é entender como podemos utilizar estas informações. Por exemplo, qual é o retorno do investimento em marketing, em canais digitais versus canais tradicionais? Quantos consumidores decidem comprar no site de comércio eletrônico e depois fazem uma compra na loja? Quantos consumidores decidem comprar na loja e depois compram no site de comércio eletrônico? 

Estas são perguntas simples que são muito difíceis de responder hoje em dia.  

O CDP ajuda a responder a todas essas perguntas, e esse é o objetivo comercial que ele tem, e é isso que ele ajuda a resolver, além das definições técnicas do mesmo. Precisamos armazenar informações, consentir, aprender com o tempo, mas isso nos ajuda a responder perguntas que são altamente relevantes para o negócio: que canal eu invisto em marketing, qual é o retorno desse investimento, como maximizar os canais? 

O grande desafio é resolver o problema comercial, e esse é o desafio que temos de ajudar nossos clientes a resolver. Não é apenas uma questão de ferramentas, é uma questão de qual ferramenta resolve o problema real do negócio.   

Começamos por identificar o cliente no canal que ele escolhe, quando o cliente quer, pedimos consentimento para armazenar suas informações, estabelecemos estratégias para poder identificá-lo no resto dos canais, para que ele queira continuar compartilhando informações conosco, e lhe proporcionamos uma melhor experiência no canal que ele escolhe a qualquer momento. Tudo isso enquanto se mede o investimento e o retorno do investimento.  Ou seja, o CDP. 

Existem muitas tecnologias por aí, o mais importante é utilizá-las corretamente e obter o benefício que realmente queremos.  

O importante é mantê-lo simples e focado no desafio comercial, não no desafio tecnológico. 

Jorge Barón, Vice-Presidente de Digital da Keyrus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.