A Deezer, plataforma global de experiências musicais, acaba de lançar o primeiro sistema de identificação de inteligência artificial (IA) do mundo voltado para o streaming de música A nova funcionalidade permite exibir de forma clara quais álbuns incluem faixas totalmente geradas por IA. Recentemente, a empresa também anunciou o lançamento de sua avançada ferramenta de detecção de músicas criadas por inteligência artificial, revelando que quase um quinto (18%) de todo o conteúdo musical enviado diariamente — mais de 20 mil faixas — é 100% gerado por IA.
"Detectamos um aumento significativo no envio de músicas geradas por IA apenas nos últimos meses e não vemos sinais de desaceleração. Trata-se de um problema que atinge todo o setor, e estamos comprometidos em liderar o caminho rumo à transparência, ajudando os fãs de música a identificar quais álbuns incluem conteúdo criado por IA", afirma Alexis Lanternier, CEO da Deezer. "A inteligência artificial não é, por si só, boa ou ruim — mas acreditamos que uma abordagem responsável e transparente é essencial para manter a confiança dos nossos usuários e com a indústria da música. Também reafirmamos nosso compromisso com a proteção dos direitos de artistas e compositores, especialmente em um momento em que as leis de direitos autorais estão sendo questionadas em função do treinamento de modelos de IA."
Embora a música gerada totalmente por IA ainda represente uma fração pequena das execuções na Deezer – cerca de 0,5% -, a plataforma identificou que o principal objetivo do envio desse tipo de faixa é, em grande parte, fraudulento. Dados internos mostram que até 70% dos streams dessas músicas são falsos. Sempre que há detecção de manipulação de streams, a Deezer exclui essas execuções dos cálculos de repasse de royalties.
Para preservar a experiência do usuário e a remuneração justa dos artistas, a Deezer também está excluindo faixas 100% geradas por IA das recomendações algorítmicas e editoriais da plataforma.
Siga TI Inside no LinkedIn e fique por dentro das principais notícias do mercado.