Em uma recente palestra no evento Mobilebeat, nos EUA, o vice-presidente de engenharia do Google, Vic Gundotra, disse que o futuro da internet móvel está nos navegadores, não nas lojas de aplicativos, reporta o site Rethink Wireless (www.rethink-wireless.com). Na opinião de Gundotra, a maioria dos consumidores buscará por conteúdo e informações nos browsers dos seus celulares e não via aplicativos ou widgets baixados de app stores. O executivo explicou que nenhuma empresa, nem mesmo o Google, conseguiria dar conta de toda a variedade de plataformas móveis em uma única loja de aplicativos e que a tendência é de que esse modelo de distribuição de softwares móveis se torne cada vez mais fragmentado. Na opinião de Gundotra, o caminho é investir em browsers móveis cada vez melhores.
Apesar das declarações do vice-presidente do Google, Rethink Wireless lembra que a empresa adota duas estratégias diferentes simultaneamente no que concerne a Internet móvel. Por um lado, tem investido em uma plataforma para celulares, a Android, que é fortemente ligada aos terminais e dependente de seus fabricantes. Por outro, aposta em uma estratégia mais aberta, mais próxima dos netbooks, que é a da oferta de um navegador para acessar conteúdo e aplicativos na nuvem Internet, via Chrome OS. Outro detalhe importante: celulares, como o iPhone, apresentam restrições para a instalação de aplicativos que não tenham sido baixados através da loja oficial.
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