A indústria eletroeletrônica registrou uma leve recuperação em junho. De acordo com sondagem da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), 25% das empresas pesquisadas tiveram um aumento nas vendas e nas encomendas na comparação com mesmo mês do ano passado. Na sondagem feita em maio, apenas 18% das empresas haviam registrado alta nas vendas.
Segundo o estudo, em junho, 43% das empresas obtiveram crescimento nas vendas em relação ao mês de maio. Na sondagem anterior, o percentual havia sido de 41%. Além disso, 68% das empresas participantes indicaram que os negócios em junho foram iguais ou superiores a maio.
Outro indicador de melhoria foi o fato de 43% das companhias terem avaliado os efeitos da crise financeira como mais brandos do que no mês anterior, percentual que era de apenas 28% na sondagem de maio.
Segundo a Abinee, foi significativa também a melhoria das expectativas de negócios em junho na comparação com igual período do ano passado. Além disso, 59% das empresas disseram ver perspectivas de crescimento ou de estabilidade frente a 51% na pesquisa realizada no mês passado.
Em relação ao acesso ao crédito, houve redução do percentual de empresas que alegaram ter problemas de crédito, o qual caiu de 37%, em maio, para 35%, em junho.
- Perspectiva otimista