Como a pandemia acelerou o processo de Transformação Digital no Brasil?

0

De repente estamos vivendo uma nova normalidade. No mundo inteiro, a pandemia da COVID-19 nos colocou diante de uma realidade bem diferente, nos forçou a adaptarmos hábitos cotidianos e a buscarmos outras formas de trabalhar, de nos comunicarmos e, até mesmo, de nos divertirmos. Escolas e universidades fechadas, viagens canceladas, aglomerações proibidas, entre outras limitações, deixaram muito claro que a Transformação Digital nunca foi tão prioritária como agora.

De fato, o coronavírus atuou como um catalizador, acelerando o processo de Transformação Digital em todos os aspectos da nossa vida. Pensando no mercado de trabalho, empresas foram obrigadas a se adaptar ao home office e a rever seus modelos de negócio praticamente da noite para o dia, enquanto no âmbito pessoal, transformamos nossas casas em estações de trabalhos remotas e fomos forçados a rever nossas relações comercias, ingressando de vez no comércio eletrônico.

Mas talvez o exemplo que mais represente o avanço da Transformação Digital esteja na Educação. O EAD vem mostrando ao mundo que pode remodelar os padrões estudantis que temos vivido nos últimos séculos, permitindo o acesso à distância e derrubando o estigma da qualidade dos cursos à distância, além de pulverizar o conhecimento e a informação ao redor do globo.

De fato, as ferramentas atuais nos permitem eliminar alguns dos entraves que nos seguravam aos velhos hábitos. Já temos softwares que podem avaliar a produtividade de um colaborar a distância ou aplicativos que garantem conteúdo de qualidade chegando ao aluno, mesmo fora da sala de aula. Até mesmo treinamentos corporativos começaram a ser realizados de maneira online, através de conteúdos bem produzidos e portais de dúvidas que garantem a interação e aprendizado do usuário. Outro ponto positivo é a diminuição dos custos relacionados à logística e organização, que podem ser eliminados.

E isso nos leva a pensar no fato de que esse processo de transformação não surgiu da noite para o dia. Quando tratávamos da Transformação Digital, sempre focávamos no amanhã, pensando nas tecnologias por vir e nos infinitos testes que poderíamos rodar para, de forma estruturada, implementar essas soluções que mudariam nossa rotina como conhecíamos. A verdade foi um tanto quanto diferente. Sem outros "amanhãs" para realizar os testes, fomos obrigados a utilizar o que tínhamos à disposição e descobrimos que isso era suficiente para avançarmos significativamente em várias frentes.

Ainda estamos no começo dessa mudança, e tão importante quanto decidir para onde se quer ir, é como chegaremos lá. Estamos utilizando ferramentas do hoje para tornar o amanhã possível, mas precisamos trabalhar e desenvolver uma infraestrutura que seja suficiente para suportar esses avanços tornar essa realidade tangível. Se antes o conteúdo se mantinha apenas nos servidores das empresas, agora a informação transita entre os domicílios e ambientes corporativos e esse tipo de tráfego exige conexões mais estáveis, velozes e abrangentes. E é essa necessidade que coloca a fibra ótica como peça fundamental na transformação digital. Sem ela, não seremos capazes de avançar nesse modelo de transformação, ou o faremos de modo não inclusivo. Se a fibra estiver restrita a uma parcela mais bem aquinhoada da população, não haverá de fato uma transformação. A realidade da mudança está em sua inclusão por todas as parcelas da sociedade, garantindo acesso para todos. E esse fato exige fibra em todos os lares.

Com o rompimento dessa barreira, uma coisa é certa: a COVID-19 mudou as regras do jogo e não haverá um retrocesso nas casas já avançadas. Se antes para algumas empresas e indústrias a digitalização era uma vantagem, agora ela se tornou essencial. Nosso papel como guardiões dessa transformação é fornecer a infraestrutura necessária para que a democratização da informação se torne uma realidade em nosso país.

Tadeu Viana, diretor de vendas para América Latina e Caribe da Corning.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.