Focado em hiperconectividade, HPE promove melhorias na TI da Metalfrio

0
52

Com o objetivo de simplificar seus processos internos – permitindo que seus gestores pudessem direcionar melhor o tempo da equipe e concentrar seus esforços em atividades que agregassem maior valor ao negócio –, a Metalfrio Solutions contratou a tecnologia de hiperconectividade HPE Simplivity.

Presente em mais de 80 países, a fabricante é uma empresa de origem brasileira com 50 anos atuação no mercado de refrigeração comercial plug-in. Com quatro unidades industriais estrategicamente localizadas (Brasil, México, Rússia e Turquia), a empresa produz equipamentos com a mais avançada tecnologia e conta com uma estrutura de distribuição global, tendo atingido a liderança na América Latina em comercialização de freezers customizados.

Na última década, a empresa decidiu internacionalizar as operações, passando por um período de transformação de empresa familiar para uma gestão corporativa dos negócios. O início do ciclo de mudanças se deu a partir da revisão dos diversos contratos de prestadores de serviços de TI até o mapeamento das necessidades reais da área de tecnologia. O primeiro passo desse processo foi a avaliação do Data Center da Metalfrio que, além de muito antigo, era composto por máquinas de diferentes fornecedores e ocupava um grande espaço na sede da empresa.

O plano de TI da empresa foi reorganizado com base na simplificação dos processos da empresa, oferecendo aos gestores a possibilidade de redirecionar as suas horas de trabalho para atividades mais estratégicas.

Um dos pontos críticos era a administração do serviço de e-mail dos 1.200 colaboradores espalhados por diversos locais do mundo e a utilização máxima dos recursos do software de gestão empresarial (ERP). A oportunidade de virtualizar o ambiente tecnológico da Metalfrio seria a solução ideal para interligar as operações da empresa nos sites em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Recife, especialmente na América Latina, facilitando e flexibilizando o desenvolvimento de novos projetos.

Alexandre Bonassa, gerente de vendas de IT Híbrida da HPE Brasil, a solução de hiperconvergência da HPE SimpliVity criou mais de 10 funções no data center da empresa, incluindo agilidade de comunicação, mobilidade de gerenciamento, escalabilidade de servidores, performance de conexão e proteção dos dados", diz Alexandre Bonassa, gerente de vendas de IT Híbrida da HPE Brasil.

O processo

Com um volume de produção anual de 200 mil refrigeradores, uma fábrica com alta disponibilidade (incluindo dois turnos de madrugada para a manutenção dos equipamentos) e cerca de dois terabytes de dados rodando em seu ambiente crítico de TI, o atual momento da Metalfrio exigia um projeto arrojado, ágil e seguro, que garantisse a continuidade da expansão dos negócios. Qualquer falha no Data Center poderia impactar diretamente a linha de montagem dos produtos, uma vez que a empresa oferece diferentes marcas de refrigeração comercial.

Durante oito meses, a equipe de TI da Metalfrio estudou propostas e avaliou diversos cenários possíveis para modernizar o parque tecnológico da empresa. A mudança representava uma operação trabalhosa e a opção feita pela Metalfrio foi o HPE SimpliVity, uma plataforma hiperconvergente que agiliza as operações de TI, combinando a infraestrutura de tecnologia e serviços de dados avançados em uma solução totalmente integrada.

As soluções integradas da HPE oferecem uma arquitetura convergente pré-testada e validada para o ambiente com ativos de computação, armazenamento, redes, software de gerenciamento, suporte e serviços, dimensionada para suportar cargas críticas como operações em nuvem, Big Data e virtualização de clientes.

Outro ponto de destaque do projeto foi a inovação na oferta de serviços e a ampliação do portfólio oferecido pela Metalfrio, com o empacotamento das tecnologias disponíveis nos produtos para extrair dados dos refrigeradores que representassem valor aos clientes. Por exemplo, hoje já é possível obter um freezer com controlador que captura localização, sinaliza falta de energia, identifica e registra todos os momentos em que a porta foi aberta. Na prática, se falta energia elétrica para o equipamento, o cliente é avisado imediatamente por SMS para verificar o refrigerador e retirar os produtos que estão nele.

"Em 2014, quando assumi a área de TI da Metalfrio, o primeiro passo foi entender o funcionamento do setor e mapear as tecnologias essenciais para o negócio. A modernização do Data Center com o projeto de hiperconectividade – parte de um projeto trienal – trouxe autonomia para as diversas áreas de negócios e ainda agregou velocidade de comunicação e conexão em toda a empresa", conta Ana Paula Negoro, gerente regional de TI para a América Latina da Metalfrio.

Resultados

A Metalfrio obteve um ganho de tempo com a redução do ciclo de backup de 33 horas para até cinco minutos, o que possibilitou a repetição de backups do sistema ao longo do dia. Além disso, em termos de espaço físico, o ganho foi impressionante: de 90 servidores virtuais e 12 racks, a Metalfrio passou a atuar com apenas duas máquinas físicas e gerenciamento e mobilidade das máquinas virtuais por meio do SimpliVity, gerando, inclusive, economia de energia.

A Metalfrio também avançou na automatização da linha de produção dos refrigeradores, e os diretores da empresa passaram acompanhar em tempo real a linha de fabricação dos freezers. A empresa ganhou escalabilidade para expandir a capacidade do parque tecnológico, uma vez que um novo servidor está pronto para uso em apenas 10 segundos.

"O compromisso da Metalfrio está diretamente atrelado à melhor estratégia para o negócio do nosso cliente. Portanto utilizar Big Data e Internet das Coisas para customizar nossas soluções ecoa de uma forma muito positiva para a indústria e para as empresas que servimos. Com a hiperconectividade da solução da HPE, agregamos inovação, desempenho e confiabilidade nos nossos produtos. Agora, a nova infraestrutura de tecnologia está totalmente alinhada com a operação da empresa", avalia Bruno Gutmann, coordenador de infraestrutura da Metalfrio.

Deixe seu comentário