Focado em hiperconectividade, HPE promove melhorias na TI da Metalfrio

0

Com o objetivo de simplificar seus processos internos – permitindo que seus gestores pudessem direcionar melhor o tempo da equipe e concentrar seus esforços em atividades que agregassem maior valor ao negócio –, a Metalfrio Solutions contratou a tecnologia de hiperconectividade HPE Simplivity.

Presente em mais de 80 países, a fabricante é uma empresa de origem brasileira com 50 anos atuação no mercado de refrigeração comercial plug-in. Com quatro unidades industriais estrategicamente localizadas (Brasil, México, Rússia e Turquia), a empresa produz equipamentos com a mais avançada tecnologia e conta com uma estrutura de distribuição global, tendo atingido a liderança na América Latina em comercialização de freezers customizados.

Na última década, a empresa decidiu internacionalizar as operações, passando por um período de transformação de empresa familiar para uma gestão corporativa dos negócios. O início do ciclo de mudanças se deu a partir da revisão dos diversos contratos de prestadores de serviços de TI até o mapeamento das necessidades reais da área de tecnologia. O primeiro passo desse processo foi a avaliação do Data Center da Metalfrio que, além de muito antigo, era composto por máquinas de diferentes fornecedores e ocupava um grande espaço na sede da empresa.

O plano de TI da empresa foi reorganizado com base na simplificação dos processos da empresa, oferecendo aos gestores a possibilidade de redirecionar as suas horas de trabalho para atividades mais estratégicas.

Um dos pontos críticos era a administração do serviço de e-mail dos 1.200 colaboradores espalhados por diversos locais do mundo e a utilização máxima dos recursos do software de gestão empresarial (ERP). A oportunidade de virtualizar o ambiente tecnológico da Metalfrio seria a solução ideal para interligar as operações da empresa nos sites em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Recife, especialmente na América Latina, facilitando e flexibilizando o desenvolvimento de novos projetos.

Alexandre Bonassa, gerente de vendas de IT Híbrida da HPE Brasil, a solução de hiperconvergência da HPE SimpliVity criou mais de 10 funções no data center da empresa, incluindo agilidade de comunicação, mobilidade de gerenciamento, escalabilidade de servidores, performance de conexão e proteção dos dados", diz Alexandre Bonassa, gerente de vendas de IT Híbrida da HPE Brasil.

O processo

Com um volume de produção anual de 200 mil refrigeradores, uma fábrica com alta disponibilidade (incluindo dois turnos de madrugada para a manutenção dos equipamentos) e cerca de dois terabytes de dados rodando em seu ambiente crítico de TI, o atual momento da Metalfrio exigia um projeto arrojado, ágil e seguro, que garantisse a continuidade da expansão dos negócios. Qualquer falha no Data Center poderia impactar diretamente a linha de montagem dos produtos, uma vez que a empresa oferece diferentes marcas de refrigeração comercial.

Durante oito meses, a equipe de TI da Metalfrio estudou propostas e avaliou diversos cenários possíveis para modernizar o parque tecnológico da empresa. A mudança representava uma operação trabalhosa e a opção feita pela Metalfrio foi o HPE SimpliVity, uma plataforma hiperconvergente que agiliza as operações de TI, combinando a infraestrutura de tecnologia e serviços de dados avançados em uma solução totalmente integrada.

As soluções integradas da HPE oferecem uma arquitetura convergente pré-testada e validada para o ambiente com ativos de computação, armazenamento, redes, software de gerenciamento, suporte e serviços, dimensionada para suportar cargas críticas como operações em nuvem, Big Data e virtualização de clientes.

Outro ponto de destaque do projeto foi a inovação na oferta de serviços e a ampliação do portfólio oferecido pela Metalfrio, com o empacotamento das tecnologias disponíveis nos produtos para extrair dados dos refrigeradores que representassem valor aos clientes. Por exemplo, hoje já é possível obter um freezer com controlador que captura localização, sinaliza falta de energia, identifica e registra todos os momentos em que a porta foi aberta. Na prática, se falta energia elétrica para o equipamento, o cliente é avisado imediatamente por SMS para verificar o refrigerador e retirar os produtos que estão nele.

"Em 2014, quando assumi a área de TI da Metalfrio, o primeiro passo foi entender o funcionamento do setor e mapear as tecnologias essenciais para o negócio. A modernização do Data Center com o projeto de hiperconectividade – parte de um projeto trienal – trouxe autonomia para as diversas áreas de negócios e ainda agregou velocidade de comunicação e conexão em toda a empresa", conta Ana Paula Negoro, gerente regional de TI para a América Latina da Metalfrio.

Resultados

A Metalfrio obteve um ganho de tempo com a redução do ciclo de backup de 33 horas para até cinco minutos, o que possibilitou a repetição de backups do sistema ao longo do dia. Além disso, em termos de espaço físico, o ganho foi impressionante: de 90 servidores virtuais e 12 racks, a Metalfrio passou a atuar com apenas duas máquinas físicas e gerenciamento e mobilidade das máquinas virtuais por meio do SimpliVity, gerando, inclusive, economia de energia.

A Metalfrio também avançou na automatização da linha de produção dos refrigeradores, e os diretores da empresa passaram acompanhar em tempo real a linha de fabricação dos freezers. A empresa ganhou escalabilidade para expandir a capacidade do parque tecnológico, uma vez que um novo servidor está pronto para uso em apenas 10 segundos.

"O compromisso da Metalfrio está diretamente atrelado à melhor estratégia para o negócio do nosso cliente. Portanto utilizar Big Data e Internet das Coisas para customizar nossas soluções ecoa de uma forma muito positiva para a indústria e para as empresas que servimos. Com a hiperconectividade da solução da HPE, agregamos inovação, desempenho e confiabilidade nos nossos produtos. Agora, a nova infraestrutura de tecnologia está totalmente alinhada com a operação da empresa", avalia Bruno Gutmann, coordenador de infraestrutura da Metalfrio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.