Pesquisa revela o impacto da pandemia sobre os investidores de startups

0

A empresa On The Go, plataforma de pesquisa via chatbots, que visa humanizar o processo de coleta de dados, se uniu à Poli Angels, associação de investidores-anjo composta predominantemente por alunos e ex-alunos da Escola Politécnica da USP, para realizar uma pesquisa quantitativa digital. O levantamento tem como objetivo entender como os investidores de startups enxergam a pandemia e o que muda com um novo cenário pós-pandemia no segundo semestre do ano.

A amostra conta com 103 investidores de startups e foi realizada pela plataforma de chatbot da On The Go buscando retratar o sentimento em relação a um dos momentos mais difíceis da história global. Em um período de incertezas, que vai de setores devastados pela crise até startups com ideias geniais que podem mudar a forma de consumo – e muitas aguardam rodadas de captação de investimentos -, é essencial ter uma visão objetiva dos fatos que permeiam este cenário.

Dentre os entrevistados, metade são investidores com menos de 2 anos de atuação, e a outra parte contempla investidores mais experientes, que injetam dinheiro em startups há mais de 2 anos. Alguns dados se destacam, como por exemplo: 43% dos anjos fundaram ou já trabalharam em startups, sendo que entre os experientes esse número é de 53%, mostrando assim um entendimento do negócio que vai muito além do capital financeiro.

O portfólio de investimento dos entrevistados é diverso e abrangente, abordando quase todos os segmentos de mercado. Entre os segmentos mais populares, as fintechs se destacam, sendo presentes no portfólio de 42% dos entrevistados que têm mais experiência. Analisando o perfil dos respondentes, os modelos de investimento são tão múltiplos quanto os segmentos investidos. 63% dos investidores afirmam investir com grupos de anjos, como a Poli Angels, e 50% por conta própria. Porém, entre os investidores recentes, esse número cai para apenas 30%.

E, afinal, o que eles pensam sobre a pandemia? O recado é claro: foco em gerar valor no presente para, assim, planejar o futuro. Perguntados sobre os 2 maiores desafios das startups durante a pandemia são categóricos. Para o presente, 63% acreditam que o desafio é manter o faturamento, e 38% destacam a necessidade de conquistar novos clientes. Já para o futuro, 32% afirmam que é preciso definir metas realistas e 38% captar novos investimentos. Quanto aos segmentos que tendem a se beneficiar durante a pandemia, na visão dos entrevistados, e-commerce / logística, agro, healthtech e edutech são os vencedores. Enquanto outros setores estão sendo penalizados brutalmente, como turismo / viagens, varejo físico / retail e entretenimento / eventos.

"Em um momento tão desafiador, a troca entre founders e investidores se torna ainda mais relevante e a pesquisa aponta que esse é o sentimento dos entrevistados. 47% dos investidores anjos tem falado muito mais com as startups contra apenas 7%, que têm falado menos. Nós, da Poli Angels, acreditamos que essa troca é essencial para atravessarmos esse período conturbado, para que possamos definir metas reais para o período atual", comenta Rubens Approbato, co-Founder da Poli Angels.

A visão da pesquisa dá conta de uma perspectiva muito particular da crise. Porém, cabe destacar que ela surge como continuação do trabalho que a On The Go vem realizando desde o começo do isolamento social, ao dar voz para pessoas por meio de pesquisas sobre os sentimentos e mudanças comportamentais relacionados ao isolamento social.

De acordo com João Calixto, Founder e CEO da On The Go, "em um momento de isolamento social, onde falar com as pessoas está cada vez mais difícil, uma plataforma de pesquisa por chat, como a da On The Go, nos permitiu acessar pessoas em diferentes estratos sociais em sua intimidade sem a necessidade da interação humana, permitindo continuar a pesquisa de mercado dentro da nova lógica Low Touch".

A pesquisa completa pode ser vista por meio do link.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.