Revolução Pix: funcionalidade faz alegria dos brasileiros enquanto transforma mercado financeiro

0

O Pix mal completou seis meses desde o seu lançamento e já fez profundas transformações no comportamento financeiro das instituições e da população. Depois de conquistar mais de 80 milhões de brasileiros, decretar a sentença de morte, ainda que lenta, dos DOCs e TEDs, o meio eletrônico muito provavelmente deve substituir logo mais os boletos. A entrada do Pix Cobrança, anunciada dia 14 de maio, deve acelerar esse processo.

Desde o seu lançamento, de acordo com o Banco Central, 45% da população adulta do Brasil já usou o novo meio de pagamento em algum momento. Só em abril, a quantidade de transferências e pagamentos via Pix superou TEDs, DOCs, cheques e boletos somados. Estamos falando de mais de 1,5 bilhão em transações realizadas pela nova funcionalidade e uma movimentação financeira superior a R$ 1 trilhão.

É possível notar que o Pix atingiu números impressionantes em apenas seis meses de vida. Estamos falando de mais de 242 milhões de chaves cadastradas, sendo 83 milhões de usuários pessoas físicas e mais de 5,5 milhões de empresas.

Fonte: Banco Central

Os benefícios são claramente sentidos pela população e demonstram que a agenda do Banco Central de prover maior competição no mercado, maior inclusão de pessoas no mercado financeiro, mais facilidade nas transações e menor custo para os usuários, tem sido um grande sucesso. Por exemplo, hoje o Pix permite que profissionais autônomos recebam seus pagamentos na hora por serviços prestados nos finais de semana.

Os próximos passos da revolução Pix

Outras funcionalidades que devem promover a transformação do mercado são o Pix Saque e o Pix Troco, que possibilitarão a entrada de milhares de novos pontos para saque de dinheiro em espécie. Essa movimentação pode diminuir a necessidade de existência das grandes redes de caixas eletrônicos. Ambas as funcionalidades estão em consulta pública para avaliação e eventuais ajustes, mas devem estar disponíveis ainda no segundo semestre de 2021.

Com o Pix Saque, será possível sacar dinheiro em espécie em milhares de pontos comerciais, como supermercados, restaurantes ou até mesmo estacionamentos. Imaginem quantos postos de "saque" de dinheiro a população terá à sua disposição. É claro que os caixas eletrônicos também estão incluídos como um meio de saque de dinheiro, mas vão perder muita importância comparado ao papel que desempenham hoje em dia.

Já o Pix Troco está associado a uma operação de compra ou prestação de serviço que poderá ser oferecido por estabelecimentos comerciais e empresas. Neste caso, o usuário do PIX poderá pagar um valor maior que o total de sua compra e receber a diferença em dinheiro.

Alberto Rosati, diretor de negócios exponenciais na GFT Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.