Reclamações sobre SACs poderão ser feitas pela web

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A partir desta sexta-feira, 21, os clientes poderão opinar pela internet sobre o funcionamento dos serviços de atendimento ao consumidor (SAC) que atendem pelo número 0800, com discagem gratuita. Isso porque o Ministério da Justiça colocará à disposição em sua página um link de endereço na internet (www.justiça.gov.br/sindec), que posteriormente poderá ser acessado nas páginas dos órgãos de defesa do consumidor de todo o país.
Com essa medida, a Secretaria de Direito Econômico (SDE), vinculada ao ministério, poderá avaliar, com base nas opiniões do público, o cumprimento da nova lei do SAC, que completa um ano em dezembro.
O site vai oferecer ao público 15 opções para se expressar sobre o funcionamento do SAC. Os campos de preenchimento são quase todos obrigatórios e a pessoa deverá se identificar, com os números de seus documentos e endereço.
De acordo com a secretária de Direito Econômico, Mariana Tavares, o site será um canal para que o órgão verifique como o decreto está sendo cumprido, mas não vai ter o poder de fazer representação contra os maus serviços, que deve continuar sendo feita nos Procons.
Baseada no volume de reclamações, a secretaria terá condições de tomar providências. O interesse do governo, segundo Mariana, não é "detonar" empresas nem criar guerra entre elas, mas pressioná-las a cumprir suas obrigações com o público e às novas regras.
O decreto presidencial que exige eficiência no atendimento ao público pelos SACs já prevê instauração de processos, tomada de ações e medidas de fiscalização. Segundo Mariana, alguns setores não se ajustaram, mas várias empresas fizeram investimentos pesados para o serviço de atendimento. As informações são da Agência Brasil.

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