Anatel investiga procedimentos de segurança em empresas de telecomunicações

0

BRASÍLIA — O conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Jarbas Valente, afirmou durante audiência pública na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, 20, que o órgão regulador está investigando se houve falhas na operação das empresas de telecomunicações ou violação nas comunicações de cidadãos brasileiros. Segundo ele, a agência investiga, há cerca de três semanas, 12 empresas que atuam nos segmentos de banda larga, telefonia móvel e fixa e TV por assinatura. "Até agora, não encontramos nenhum indício de vazamento de informação, mas já constatamos que será necessário ampliar o número de empresas a serem fiscalizadas", destacou.

Valente não identificou quais as empresas estão sendo investigadas, mas revelou que controla 99% do tráfego de dados internacional no país. O conselheiro informou ainda que, entre os pontos avaliados, está o nível de segurança, o controle de acesso a informações e a proteção dos registros, entre outros. Além disso, o trabalho da agência abrange os contratos de interconexão com empresas estrangeiras. O foco é avaliar se há brecha para quebra de sigilo nestes documentos.

Durante a sua apresentação, o conselheiro destacou que o trabalho se dá em três esferas: política de controle de acesso às informações, tipo de controle de acesso (físico e remoto), que engloba nível de segurança, processos e relação com as empresas terceirizadas, e avaliação do nível de proteção contra vírus. "A agência avalia também aspectos relacionados à segurança, como backups e locais onde estão instaladas  as infraestruturas dos data centers das empresas. Tudo é analisado sobre as práticas desenvolvidas nos últimos três anos", disse.

O debate foi promovido pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, de Defesa do Consumidor, de Fiscalização Financeira e Controle, de Legislação Participativa e da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.