Estudo da Consultoria Legislativa federal sugere uso de aplicativo de rastreamento para conter Covid-19

0

Estudo da Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados sugere a implantação, em âmbito nacional, do chamado aplicativo de celular para rastreamento de contatos como estratégia de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus e de possíveis novas epidemias. A ideia é identificar rapidamente quem teve contato com pessoas infectadas, para que possa haver isolamento e evitar novas infecções.

Autor do estudo, o consultor legislativo Claudio Nazareno destaca que a tecnologia permite não apenas a notificação mais rápida de possíveis infectados, como um isolamento mais focado, envolvendo menos pessoas.

"A experiência internacional indica que a implantação desses aplicativos pode valer à pena. Utilizados no momento certo, são mais uma ferramenta que pode salvar vidas e manter a economia ativa, ao mesmo tempo", explica. Entre os países que implementaram a tecnologia estão desde China e Coreia do Sul até Dinamarca e Alemanha.

O estudo faz, porém uma série de ressalvas. A primeira delas é de que a medida só é eficaz com a pandemia sob controle. "Os estudos indicam a efetividade dos aplicativos quando a pandemia apresenta velocidade de contágio estabilizada e baixo números de casos", destaca Nazareno. Além disso, a tecnologia só é eficaz se os infectados obedecem às normas de isolamento e quarentena.

O consultor também faz uma série de ressalvas necessárias para preservar a privacidade dos usuários.

Sistema centralizado

Segundo Nazareno, a forma de implementação do aplicativo precisa ser muito bem estudada. Ele explica que há sistemas centralizados e descentralizados.

No primeiro caso, quem testou positivamente para o coronavírus envia os dados para uma autoridade central, que faz o pareamento de celulares e avisa as pessoas que podem ter sido potencialmente infectadas. "Isso não é tão bom do ponto de vista da privacidade, mas é melhor do ponto de vista epidemiológico", explica.

"Do ponto de vista da saúde, você consegue verificar se as pessoas estão fazendo o isolamento quando elas entraram em contato com uma pessoa infectada", completa.

Na Coreia do Sul esse método é utilizado, e o aplicativo é usado para monitorar se infectados saem de casa durante o seu período de quarentena obrigatório. O caso coreano é extremamente invasivo e permite ainda o cruzamento de informações de GPS, transações bancárias e circuitos de TV, entre outros.

Na China, as estratégias também são fortemente invasivas, já que o aplicativo é obrigatório, e os dados de movimentação das pessoas são combinados com os resultados dos testes de infecção, de modo a controlar a movimentação e o acesso aos locais.

Sistema descentralizado

Já na forma descentralizada, utilizada na Alemanha, por exemplo, ninguém tem a posse de todas as informações. "Isso é melhor do ponto de vista da privacidade, porque é apenas o próprio celular do usuário que vai fazer o pareamento para saber se ele ficou perto de uma pessoa que tinha infecção", explica Nazareno.

"Na forma descentralizada, cada pessoa faz o isolamento e faz o seu pareamento, com seu celular, a autoridade de saúde não tem como saber se essa pessoa está seguindo o isolamento", aponta. "Então depende muito da boa vontade e do interesse das pessoas em fazer parte desse processo de auto isolamento, quando o sistema é descentralizado. Isso pode ser um grande problema aqui no Brasil", alerta.

Privacidade

Do ponto de vista da privacidade, além do sistema descentralizado ser mais indicado, o consultor afirma que uma aplicação segura teria de ser iniciativa de autoridade pública e deveria atender rigorosamente à Lei Geral de Proteção de Dados, entre outros pontos.

A lei fixa limites estritos quanto ao compartilhamento de dados pessoais coletados com terceiros, sejam pela administração pública ou empresas privadas. Porém, o governo federal ainda não criou a Autoridade Nacional de Proteção de Dados, prevista na legislação brasileira (Lei 13.853/19).

"Esse software tem que ser auditável, ele tem que ser de uma fonte confiável. O Brasil precisa ter um organismo que faça esse aplicativo e que as pessoas confiem nesta autoridade", alerta Nazareno.

"Aqui no Brasil, estamos esperando a implantação a Autoridade Nacional de Proteção de Dados. No caso, a gente não tem esta autoridade ainda, então fica difícil implementar um aplicativo que vai lidar com a privacidade das pessoas se a gente não tem uma autoridade que vai dar fé desse aplicativo", completa.

Para o consultor, mesmo que esta pandemia esteja terminando ou que a vacina esteja chegando, o planejamento desse tipo de tecnologia é importante, já que poderá servir, inclusive, para enfrentamentos futuros. "A história recente indica que, muito possivelmente, novas pandemias poderão voltar a ocorrer", salienta. As informações são da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.