Vivo Empresas amplia ecossistema digital para o agronegócio com soluções IoT

0

A Vivo Empresas amplia seu ecossistema digital voltado ao agronegócio e inclui duas novas soluções que otimizam as operações no campo com ganhos de eficiência e produtividade.

Com o Vivo Maquinário Inteligente a empresa avança na telemetria avançada e gerenciamento de veículos pesados no campo como tratores, colheitadeiras e colhedoras. A solução, acoplada dentro da cabine, capta informações de telemetria dando ao agricultor total autonomia na gestão e controle de seu maquinário no campo. A solução garante visibilidade e gestão em aspectos importantes a partir da leitura online de, em média, 150 parâmetros presentes nas máquinas, que correspondem a 77% dos custos operacionais de maquinário pesado. O novo serviço impacta direto na redução do consumo de combustível e a na manutenção preventiva.

A solução é agnóstica a fabricantes, elevando sua usabilidade em diferentes marcas, e conta ainda com hot spot wi-fi que permite a conexão de outros dispositivos dentro da cabine do veículo. Todos os dados lidos são enviados para uma plataforma em nuvem, podendo também ser gerenciados localmente via aplicativo, tudo em tempo real.

O Vivo Clima Inteligente é uma solução baseada em estações meteorológicas para apoiar o agricultor na tomada de decisão sobre o melhor momento para as atividades de manejo, plantio e colheita na fazenda. O serviço é dedicado à coleta, armazenamento, processamento e transmissão de dados de todos os sensores conectados às estações, podendo medir: chuva, velocidade e direção do vento, radiação solar, temperatura, umidade relativa do ar, umidade do solo, pressão atmosférica, nível e vazão de rios e lagos, além de qualidade do ar e da água.

Os agricultores terão acesso a todas essas informações em tempo real e em qualquer lugar. A tomada de decisão será mais rápida, mitigando riscos e aumentando a produtividade na fazenda. Muito além de uma estação meteorológica, a solução funciona como um hub de automação, podendo ser integrada com pivôs de irrigação, proporcionando economia no consumo de energia e de recursos hídricos.

Aceleração dos projetos

Os lançamentos foram desenvolvidos em conjunto com startups selecionadas em 2018, por meio da Wayra – hub de inovação aberta da empresa -, para compor o Agro IoT Lab, iniciativa entre Vivo, Raízen, Esalq-USP e Ericsson que escolheram seis projetos para serem trabalhados e auxiliar as empresas na construção de um ambiente mais digital para o agronegócio brasileiro. Entre as startups envolvidas no lançamento estão a paranaense IoTag – para maquinário pesado – e a mineira Ativa Soluções – para solução climática. Antes de entrar no portfólio da empresa, o Vivo Clima Inteligente fez parte do piloto "Fazenda Conectada", em uma área de 100 mil m² (10 ha), em parceria da Vivo com a Esalq-USP e Ericsson, em Piracicaba, interior do Estado de São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.