Como reduzir custos em uma nova realidade econômica

1

Os últimos meses trouxeram mudanças drásticas em como e onde trabalhamos. Algumas pessoas podem estar ansiosas para voltar ao escritório, outras podem nunca mais voltar e muitas terão a opção de trabalho híbrido, indo para o escritório apenas quando fizer sentido.

O que não mudou para muitas empresas é a importância dos documentos em processos críticos. Os setores fortemente regulamentados e aqueles que envolvem grandes volumes de movimentação de mercadorias, como serviços financeiros, saúde e logística, continuam dependentes de documentos impressos. Seja qual for a necessidade, se um documento deve ser impresso a partir de aplicativos executados em um servidor corporativo ou de um laptop de trabalho, é vital para a continuidade dos negócios que um usuário seja capaz de acessar de qualquer local que esteja.

No novo mundo do trabalho híbrido, os empregadores precisam habilitar fluxos de trabalho de impressão e digitalização para cenários de trabalho remoto, escritório e roaming. Isso significa que eles precisam de estratégias inteligentes para gerenciamento simplificado e suporte a documentos e impressão em um ambiente de trabalho em constante evolução. O acesso é tudo no novo cenário de negócios, onde os lucros reduzidos pela pandemia precisam ser reconstruídos o mais rápido possível. A boa notícia é que é possível obter economia de custos com a abordagem certa.

Simplificando por meio da nuvem

A solução para trabalhar de qualquer lugar é a nuvem, certo? O mesmo ocorre com o setor de impressão. As ferramentas são online e os colaboradores têm, hoje, o desafio de imprimir ao trabalhar remotamente de um escritório doméstico, em qualquer outro local ou mesmo em trânsito.

Para solucionar esse problema, a primeira etapa é simplificar o serviço e a infraestrutura de TI para gerenciar com êxito todas as saídas, especialmente os documentos essenciais. Uma única solução de gerenciamento de impressão baseada em nuvem permite que as organizações descarreguem a infraestrutura física necessária para dar suporte ao ambiente de impressão, reduzir as demandas do departamento de TI interno e fornece um ambiente de impressão estável e flexível.

Nesse cenário, em vez de enviar documentos por meio de um servidor de impressão para um dispositivo de impressão designado – onde as páginas ficam à vista do público até serem recuperadas. Eles são transferidos para a nuvem, onde são mantidos em uma fila pessoal até que o usuário possa ir até o equipamento e efetuar o login ou acessar via crachá na impressora, autenticando-se como o proprietário daquela parte da saída. Isso permite que os usuários liberem documentos de qualquer dispositivo autorizado em todo um parque de impressão, onde quer que estejam.

Outro ponto importante é procurar uma solução de gerenciamento de impressão baseada em nuvem que forneça suporte total para impressão a partir de dispositivos diversos como: Mac, Windows e Chromebook, para que os funcionários possam iniciar facilmente trabalhos de impressão de um iPhone, iPad ou smartphone ou tablet Android.

Ter acesso à produção por meio da nuvem permite um controle global simples para grandes empresas e também permite a análise central de dados de hábitos de impressão organizacionais e individuais. Isso significa que os insights baseados em dados podem ser usados para melhorar os dispositivos e o resultado, bem como o impacto ambiental, sem a necessidade de hardware adicional ou envolvendo a equipe.

Reduzir o desperdício é importante. Páginas impressas que se acumulam em uma impressora e acabam sendo jogadas fora não é apenas prejudicial ao meio ambiente, mas também pode representar um risco à segurança se contiver informações confidenciais ou privadas. Quando a impressão é hospedada na nuvem, há mais controle sobre a produção, resultando em uma redução nos riscos de desperdício e segurança. Também há economia de custos ao definir cotas de usuário e grupo ou limitar a capacidade de produção. Por exemplo, desativar a impressão em cores para que não possa ser usada desnecessariamente ou reduzir o número de funcionários com acesso a dispositivos avançados de última geração na rede.

Controle do processo

Conforme as organizações respondem às mudanças nos padrões de trabalho, elas têm a oportunidade de melhorar os processos de negócios, o que, por sua vez, pode levar a uma redução bem-vinda de custos. O gerenciamento de impressão baseado em nuvem economiza gastos com hardware, pois elimina a necessidade de servidores de impressão. A ampliação também é mais econômica – basta adicionar mais dispositivos e usuários sem a necessidade de aumentar a capacidade física do servidor.

Outra área crucial do controle de custos é evitar penalidades regulatórias devido ao não cumprimento de obrigatoriedades. As melhores soluções de gerenciamento de impressão em nuvem permitirão o uso de assinaturas digitais, pesquisa, autenticação e auditoria em toda a empresa para garantir que as organizações mantenham a integridade, confidencialidade e acessibilidade dos dados, qualquer que seja o setor em que operem.

Integrações

Economias também podem ser obtidas a partir de integrações e comunicação entre processos ou sistemas. Por exemplo, poder imprimir diretamente de um aplicativo, como uma solução ERP ou software de gerenciamento de faturamento e finanças, economiza muito tempo. A capacidade de digitalizar e capturar as informações sobre recibos e extratos diretamente em um aplicativo significa que os usuários podem acelerar significativamente o processo.

Marcelo Pires, Gerente de Logística da Lexmark Brasil.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.