Nesta terça-feira, 20, ocorreu na sede da meta a 2a edição do CX Connect, evento realizado pela Octadesk em conjunto dos seus parceiros. O encontro teve como objetivo fomentar o desenvolvimento de uma comunidade de CX, atendimento, marketing e vendas, a partir do conhecimento.
O evento contou com a presença de diversos nomes do setor, Claudiney Santos (TI Inside), Thais Luciani (Vindi), Daniel Alves (e-goi), Raquel Dalastti (Locaweb), Lucas Marque (Octadesk), Rodrigo Ricco (Octadesk), Eduardo Rodrigues (Moskit), Agatha Fonseca (Bling) e Tatiana Moura (Fix Online).
Presença digital e automações de marketing e vendas
O primeiro painel do evento, mediado por Claudiney Santos, teve como foco principal ensinar a como criar conteúdo relevante, otimizar a utilização das redes sociais, melhorar o SEO e garantir um site bem estruturado e responsivo.
De acordo com Daniel Alves, só é possível gerir aquilo que se pode medir, sendo primordial estabelecer uma cultura de dados, pensando no faturamento e atraindo novos leads para o site da empresa. Raquel Dalastti complementa que muitas empresas ainda não entenderam a importância da cultura de dados para suas vendas.
Alves acredita que uma boa cultura precisa ser construída através de 3 etapas primordiais, "Entender onde estamos, onde queremos chegar e qual é o melhor caminho que podemos tomar", aponta.
Para Thais Luciani, o primeiro passo é olhar para dentro da empresa, entendendo qual é a maior dor e como ela afeta o negócio. Porém, apesar do incentivo ao uso dos dados, a especialista alerta para o cuidado que as empresas devem tomar no momento das abordagens e personalizações do atendimento, entendendo qual é o melhor momento para cada ação.
Outro ponto debatido é com relação ao crescimento da adesão do público ao Chat GPT. Raquel, comenta a respeito de como esta tecnologia e o advento da IA Generativa estão afetando drasticamente o mercado de SEO.
"A IA e o Chat GPT já estão inseridos no dia-a-dia das pessoas, o que antigamente os usuários utilizavam uma ferramenta de busca, hoje utilizam a IA.", comenta. De acordo com ela, esse movimento afetou diretamente os números de tráfego e as taxas de cliques nos sites.
Raquel e Thais citam novamente a importância de retornar ao início do processo, construindo um conteúdo de qualidade, pensando em SEO, para alimentar as novas ferramentas e gerar relevância para as empresas. "É um momento de muita incerteza, empresas que dependem do tráfego estão muito assustadas, mas é como sempre foi, qualquer onda de tecnologia gera esse sentimento e nós sempre superamos e aprendemos a navegar. A questão agora é entender quem sai na frente e aprende a lidar com esse novo momento primeiro.", finaliza Thais.