Pesquisas apontam que cerca de 20% das médias e grandes empresas do mundo já utilizam a computação em nuvem, sendo que o mercado movimenta mais de US& 80 bilhões por ano. Apenas para o Brasil, que lidera a adoção da tecnologia Cloud entre os países emergentes, está previsto um crescimento de até 60% ao ano.
De olho nesta tendência, a BSI Tecnologia acaba de incorporar a Katena Cloud Consulting, empresa pioneira na oferta de consultoria em computação em nuvem, desde 2005, e que tem como principal parceria a Salesforce.com. Com a incorporação, os colaboradores da Katena passaram a integrar a torre de excelência de Cloud Computing da BSI Tecnologia, com o até então presidente da Katena, Takehiro Mori, à sua frente. Os outros antigos sócios da Katena, Henk de Glint e João Gustavo Muzetti, também passam à diretoria da BSI Tecnologia.
“Atualmente, a tendência é que a computação em nuvem se torne uma das tecnologias dominantes no mercado. Nosso foco neste momento é trazer as estruturas do negócio que conduzimos nos últimos oito anos para a torre de Cloud da BSI Tecnologia, maximizando nossas experiências e ofertas”, explica Takehiro Mori.
O presidente da BSI Tecnologia, Ogarito Lopes, esclarece que a incorporação está totalmente alinhada com a estratégia da empresa em fortalecer as torres de excelência e acelerar o crescimento das mesmas. “Estamos acompanhando a rápida evolução do mercado de Cloud, com uma abordagem diferenciada que chamamos de Cloud Consulting e uma parceria estratégica com a Salesforce, preparados para atender as demandas junto aos nossos clientes.”
Soluções mais baratas e flexíveis
De acordo com Takehiro, as soluções em Cloud trazem melhor oferta em termos de custo, flexibilidade e escalabilidade. “Nosso trabalho é entender as demandas do cliente, buscar soluções em Cloud para elas e estudar o impacto para os negócios. A forma de gerir os projetos é diferente, fazemos implantações em blocos de duração mais curta, para o cliente já ir tendo retorno durante o trabalho. Ao longo dos anos, desenvolvemos uma metodologia própria de consultoria, já que as existentes no mercado não cabiam para Cloud”, complementa.
Além da arquitetura aberta para escala, na qual o cliente não adquire um pacote, e sim apenas as licenças necessárias, as integrações dentro do sistema de Cloud são extremamente mais simples do que nos demais. A Katena incorpora a atual base de clientes da BSI Tecnologia, que possui um grande foco nos mercados Financeiro e de Telecomunicações, e traz uma base de clientes nos setores de Manufatura e Serviços.
“A adoção da tecnologia de Cloud principalmente no segmento financeiro ainda é restrita. Nossa estratégia é utilizar experiências internacionais neste segmento, alinhadas com a visão e o conhecimento que a BSI Tecnologia possui no mercado nacional. Com isso, estaremos oferecendo ao mercado soluções que efetivamente gerem valor ao negócio dos nossos clientes”, finaliza Takehiro.