A desenvolvedora de navegadores de internet para dispositivos móveis Unwired Planet (ex-Openwave) abriu processo judicial contra o Google e a Apple na Corte Federal de Nevada, nos Estados Unidos. As empresas são acusadas de quebrar dez patentes da fabricante de software.
A fabricante do iPhone é acusada de usar as tecnologias da Unwired Planet para mensagens na nuvem, conteúdo digital móvel, serviços de localização, entre outras. Já o Google teria utilizado ilegalmente os registros para o desenvolvimento do Android, do Google AdWords, Google Wallet, para publicidade e busca em dispositivos móveis.
Procurados pelo blog de tecnologia All Things Digital, ligado ao The Wall Street Journal, a Apple e o Google não responderam às solicitações para comentar o caso. O gigante das buscas disse que sequer havia recebido a notificação formal sobre a ação.
"As ações seguem uma revisão cuidadosa lançada no ano passado, quando começamos a transformar a Unwired Planet em uma companhia de propriedade intelectual", disse o CEO da companhia, Mike Mulica, em comunicado. "Este litígio marca um passo chave na nossa estratégia de maximizar o valor a nossos acionistas pela licença de nosso portfólio robusto de patentes", enfatiza na nota.