Celepar investe R$ 40 milhões na construção de novo datacenter

0

Iniciado em maio do ano passado, o projeto de construção do novo datacenter da Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) chega no estágio final.

A Aceco TI, responsável pela obra, programou para este final de semana o moving, ou seja, planejamento, execução tecnológica e logística da movimentação do datacenter.

Para tanto, foi feito o mapeamento de todos os equipamentos e o desenvolvimento de um cronograma específico que levou em consideração os riscos envolvidos, o backup dos arquivos e a configuração dos equipamentos.

O objetivo é minimizar os riscos envolvidos na operação, principalmente a indisponibilidade do sistema, de modo a evitar transtornos para as secretarias estaduais, principais clientes da empresa, e para a população paranaense.

De acordo com Gonçalo Sousa, gerente de moving da Aceco TI, o planejamento foi feito tendo como prioridade o tempo e a criticidade dos sistemas, de modo a preservar a disponibilidade das informações.

Com investimento na construção estimado em R$ 40 milhões, o novo datacenter vai ampliar o atendimento aos órgãos públicos estaduais do Paraná.

A instalação tem sala-cofre certificada e uma infraestrutura de energia com dupla abordagem, que inclui uma subestação dentro do próprio prédio, para eliminar o risco de interrupção de energia por ameaças externas.

A redundância, por meio de estruturas duplicadas de fornecimento de energia como geradores e sistemas no-breaks, garante 99,95% de disponibilidade das informações armazenadas no datacenter.

A parte das telecomunicações, o destaque é o uso de cabeamento categoria 6 para 6A,  que aumenta em dez vezes a capacidade de tráfego de dados. Já os cabos de fibra óptica também sofreram um update e passaram de classificação OM3 para OM4, favorecendo uma maior velocidade nos tráfego de informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.