Presidente da Anatel defende necessidade de mudanças nas Telecomunicações

0

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, durante o Painel Telebrasil 2017,  nesta quarta-eira, 20, falou que a Lei Geral de Telecomunicações (LGT) deixou de atender a sociedade brasileira, que na época a internet não possuía a importância que tem hoje. "O setor apresentou enorme evolução nesse período, embora ainda persistam desigualdades entre Norte e Sul, cidade e campo. Ainda temos diferenças", disse Quadros.

O marco legal do setor necessita de alterações para atrair investimentos futuros. Em 2025 as concessões vencerão e se nada for feito a União receberá de volta essa infraestrutura obsoleta. Por outro lado, o consumo de dados cresce exponencialmente, devido à internet das coisas (IoT) e inteligência artificial, explicou.

A Anatel tem adotado várias medidas para ampliar o acesso à banda larga: reduziu o custo para aquisição de outorga, simplificou e desburocratizou o processo e dispensou ainda a exigência de outorgas para empresas com até 5 mil usuários, esclareceu.

Quanto à questão orçamentária, o presidente elogiou decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que permitiu que orçamento requerido pela Anatel fosse contemplado.

O presidente enalteceu o trabalho de encerramento das transmissões analógicas de TV e a liberação das faixas de frequência 700 MHz para o 4G e afirmou que outros países têm observado a atuação do Grupo de Implantação (GIRED) que tem sido referência internacional.

Juarez falou sobre a Agenda regulatória da Anatel para o biênio 2017- 2018 que prevê 58 ações, entre os principais projetos estão: a reavaliações dos regimes, qualidade percebida pelo usuário, certificação, numeração, e destinação de espectro e IoT.

Quadros reafirmou a importância da aprovação do PL 79 (que muda o regime de concessões para autorizações e redireciona recursos da telefonia fixa para banda larga). O presidente falou da necessidade de um comprometimento dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). Segundo ele, a fiscalização da Anatel poderia estar atuando em outras demandas como a velocidade de internet entregue. A lei precisa ser levada à sanção. "Se esse PL demorar mais, haverá perda para a sociedade, a demanda é banda larga", alertou.

O presidente da Agência também reafirmou a necessidade de uso dos fundos no setor de telecomunicações. "Os fundos vão para superávit primário. Os fundos de universalização e de fiscalização não voltam para o setor, só têm lançamento contábil, vai para o Tesouro. Tem que haver uma coordenação ampla de governo para alterar as leis dos fundos", disse.

Outras questões foram discutidas como a elevada carga tributária do setor, que chega a 50% em alguns estados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.