Big data e inteligência artificial vão aumentar eficiência de apps de mobilidade urbana

0

Tecnologias como inteligência artificial, cloud, big data, IoT, realidade aumentada e machine learning estão criando novas formas de se relacionar com a mobilidade. De acordo com a Indra, empresa global de consultoria e tecnologia, o futuro deve trazer a oportunidade de passageiros contarem com informações personalizadas a respeito dos meios de transporte que mais utilizam – sejam eles públicos ou particulares.

Na prática, a partir de um único aplicativo o usuário poderá configurar seu perfil, escolher seus diferentes meios de transporte, acessar cada um deles e pagar ao final do mês conforme sua utilização. "A tecnologia é a base sobre a qual se estabelece a mobilidade inteligente e sustentável do século XXI", afirma Berta Barrero, diretora de Transportes da Indra.

Além dessa funcionalidade, um estudo da Indra aponta que passageiros terão a prêmios por suas escolhas mais sustentáveis, trazendo vantagens não somente para os usuários, mas também para gestores, operadores, possibilitando desde menores custos até a possibilidade de redimensionar rotas em tempo.

Ao mesmo tempo, os motoristas de ônibus, metrô e trens devem contar com um sistema de gestão integrada de rotas centralizado e conectado com informação dos passageiros e do trânsito, em que o machine learning e o big data facilitarão o redimensionamento das rotas em tempo real e o gerenciamento sob medida para usuários de outros meios de transporte, realizando assim uma gestão mais inteligente e otimizada dos seus serviços.

Da mesma maneira, a IoT e as novas comunicações móveis facilitarão o avanço do veículo conectado e autônomo, que mudará radicalmente a experiência do usuário em suas viagens em rodovias, tendo acesso à diferentes informações e assistência para uma condução mais segura.

"A mobilidade como serviço é mais uma das tendências para a qual os gestores de tráfego e concessionárias de rodovias irão utilizar, com soluções de acesso a determinadas vias, tarifação modulável, pagamento em tempo real conforme as condições da estrada, dia, hora ou a ocupação do veículo", afirma a companhia.

Outras tendências do transporte serão a manutenção preventiva das infraestruturas usando big data e inteligência artificial, uso de veículos autônomos para realizar revisões e realidade aumentada para a formação de operários e assistência remota em reparações delicadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.