Cade lança relatório sobre economia digital em reunião do BRICS

0

 

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) lançou o relatório BRICS in the Digital Economy: Competition Policy in Practice, durante a VI Conferência sobre Concorrência do BRICS (VI BRICS Competition Conference), realizada em Moscou, na Rússia.

O relatório fornece uma visão geral da política de concorrência e enforcement nos países do BRICS no âmbito dos mercados digitais, abordando diferentes experiências na aplicação das normas antitruste para explorar desafios comuns e possíveis insights para cada uma das autoridades. Espera-se que o material constitua uma base sólida para os integrantes do bloco fortalecerem ainda mais a cooperação.

O material é produto do grupo de trabalho Research on the Competition Issues in the Digital Markets (pesquisa em assuntos da concorrência em mercados digitais), coordenado pelo Cade. O grupo foi criado durante a 5ª Conferência sobre Concorrência do BRICS, que ocorreu em Brasília, no ano de 2017.

A iniciativa do grupo partiu de um questionário que buscou sondar as práticas e desafios enfrentados pelas autoridades da concorrência do BRICS no contexto da economia digital. O primeiro relatório é baseado nas respostas apresentadas pelas autoridades de concorrência do Brasil, Rússia, Índia e África do Sul. Devido a uma recente reforma institucional, a autoridade antitruste da China não pôde contribuir com a primeira publicação, mas participará das publicações futuras.

Esta é a primeira de uma série de publicações que o GT pretende divulgar nos próximos anos, com o objetivo de melhor compreender e examinar as políticas de concorrência na economia digital, além de aprimorar a cooperação futura entre as agências.

"Espera-se que esta publicação forneça informações úteis não apenas para a comunidade do BRICS, mas também para a comunidade global antitruste que lida com os desafios decorrentes da economia digital na aplicação de políticas de concorrência", afirmou o presidente do Cade, Alexandre Barreto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.