Os primeiros chips Bluetooth de baixo consumo de energia já estão sendo comercializados. E a expectativa dos fabricantes é obter vendas expressivas com esses processadores. Segundo projeção da ABI Research, até 2014 serão vendidos cerca de 2,5 bilhões de produtos com a nova tecnologia, registrando taxa de crescimento composto anual da receita de 78% até o fim do período.
De acordo com a consultoria, os chips serão produzidos de acordo com as tecnologias de circuito integrado single mode e dual mode, em que empresas diferentes serão responsáveis pela fabricação de cada uma deles. A ABI prevê, porém, que os microprocessadores single mode representarão apenas 3% do mercado total de Bluetooth de baixo consumo de energia.
Segundo o analista da consultoria, Jonathan Collins, o mercado desses novos chips será, num primeiro momento, impulsionado pela venda embarcada em aparelhos ultraportáteis e, depois que a tecnologia amadurecer, começará a ser instalada na maioria dos aparelhos móveis e nos equipamentos de monitoramento de sistemas de saúde.
- Processador de baixo consumo