Publicidade
Início Segurança News (Segurança) Número de incidientes de segurança na web aumenta 152% no terceiro trimestre

Número de incidientes de segurança na web aumenta 152% no terceiro trimestre

0
Publicidade

O número total de notificações de incidentes de segurança na internet superou a casa dos 100 mil no terceiro trimestre deste ano, o que representa uma expansão de 152% ou mais que o dobro do registrado em igual período de 2010. Em relação ao segundo trimestre, no entanto, houve queda de 21%, segundo dados do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br).

As notificações relacionadas a tentativas de fraudes fecharam o terceiro trimestre com aumento de 3% em relação ao segundo trimestre e alta de 35% ante o mesmo período de 2010. De acordo com o relatório, as notificações de páginas falsas de bancos e de sites de comércio eletrônico (phishing clássico) tiveram crescimentos de 16% e 45%, respectivamente, nas mesmas bases de comparação. Já as reclamações sobre ataques a servidores cresceram 85% em relação ao segundo trimestre e mais que dobraram na comparação com o mesmo período de 2010. 

O CERT.br ressalta que, apesar dessa tendência de crescimento existir desde 2007, está havendo aceleração desde o primeiro trimestre de 2011. "Na maioria das vezes, as vulnerabilidades em aplicações web são exploradas por atacantes que usam os sítios para hospedar páginas falsas de instituições financeiras, ferramentas utilizadas em ataques a outros servidores web, Cavalos de Tróia e scripts maliciosos", diz Cristine Hoepers, analista de segurança do CERT.br.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile