Publicidade
Início Notícias Comunicações Infraestrutura é o principal habilitador das cidades inteligentes, aponta estudo

Infraestrutura é o principal habilitador das cidades inteligentes, aponta estudo

0
Publicidade

Um estudo recente realizado pela Cisco e o Conselho de Cidades Inteligentes dos Estados Unidos revela que quase um terço dos entrevistados identifica a melhoria da infraestrutura da cidade como uma motivação chave para iniciar a implementação de cidades inteligentes — ou smart cities, como também são chamadas — ressaltando quão atrativas são essas cidades em nível mundial.

O levantamento contatou que alguns que estão adotando esta iniciativa recentemente têm planos que incluem a evolução nas comunicações, a eficiência energética e os projetos de participação cidadã, mas a maioria está apenas em fase de planejamento. Dos que estão em fase de planejamento, 49% estão tomando as medidas necessárias para construir uma visão de longo prazo; 37,6% comunicam as medidas aos seus cidadãos e 34,1% criam planos de ação dando prioridade aos próximos passos.

O relatório do estudo aponta que o maior inibidor para a cidade é o financiamento, já que os funcionários enfrentam o desafio de garantir os recursos financeiros para projetos de longo e curto prazo. A organização interna é outro desafio, incluindo a falta de coordenação e alinhamento entre departamentos. Além disso, muitas cidades não possuem uma figura comprometida para liderar o esforço em todos os departamentos.

“Saber por onde começar e como financiá-lo são as principais razões pelas quais nos procuram”, afirma Jesse Berst, presidente do conselho de cidades inteligentes. “A compreensão das principais barreiras, ouvindo diretamente os líderes da cidade, é o primeiro passo para tornar nossas cidades mais habitáveis, viáveis ??e sustentáveis??”, completa.

Os resultados da pesquisa, apresentados na semana passada no Fórum Mundial da Internet das Coisas, em Chicago, nos EUA, evidenciam a perspectiva dos governantes, os desafios que enfrentam diariamente e as medidas adotadas para que as cidades sejam mais inteligentes.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile