RH também precisa se adaptar à sociedade digital

0

No cenário em que quase tudo é digital, termos como hierarquia, controle e burocracia não devem predominar no vocabulário das lideranças atuais. A sociedade da informação que se ergue em meio às inovações tecnológicas requer líderes que tenham um papel mais colaborativo e simplificador na vida das pessoas. São necessários lideres capazes de alavancar o potencial criativo das pessoas, por meio do uso adequado das ferramentas disponíveis e da geração de um meio ambiente de trabalho sustentável, ou seja, um ambiente que proporcione bem estar e a possibilidade de cada um usar – ao máximo – as suas competências.

A revolução digital redesenhou os parâmetros do relacionamento entre a empresa e seus colaboradores. Atrair e reter talentos são grandes desafios do empresariado, principalmente, dos que atuam no setor da tecnologia da informação e comunicação (TIC), tradicionalmente reconhecido pela elevada rotatividade. Hoje, o perfil de cada pessoa está exposto nas redes, o que facilita o assédio, inclusive daqueles que estão trabalhando em alguma empresa.

A percepção do ambiente de trabalho pode ser exposta nas redes sociais, compartilhada e, inclusive, debatida em fóruns de discussão criados pelos funcionários. O fácil acesso às redes sociais e sua capacidade de disseminação pode destruir qualquer marca que não seja desejada pelos jovens talentos para aliar a seus planos de carreira.

Os jovens que estão começando no mercado de trabalho estão sendo preparados para serem empreendedores articulados e, não, empregados. E são estes jovens os profissionais que, na maioria das vezes, ocupam cargos que exigem alto nível de especialização. Preparados para atuar em empresas, eles têm uma visão ampla do tamanho do mundo e das oportunidades que ele oferece. Sua autoestima está muito bem construída, o que exige das empresas a viabilização de um cenário capaz de atrair e manter estes talentos em seu time.

Cabe aos atuais administradores de RH o preparo para enfrentar estas situações. Novas ferramentas e metodologias precisam ser incorporadas para garantir o sucesso de suas organizações. Este novo cenário exige das lideranças de RH mais conhecimento e um espírito mais colaborativo e antenado com as tendências digitais.

Cida Garcia, diretora de talentos humanos da Algar Tech

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.