Apple remove aplicativos que ''espionavam'' iPhone

0

A Apple removeu diversos de aplicativos de sua loja de aplicativos que eramm capazes de obter informações pessoais de dispositivos iOS, informou a empresa em comunicado divulgado nesta segunda segunda-feira, 19.

Aplicativos que usavam uma ferramenta de publicidade de terceiros desenvolvida pela empresa chinesa de publicidade móvel Youmi eram capazes de recolher dados privados sobre  iPhone, como o número de série, o endereço de e-mail associado à sua ID da Apple, e uma lista de aplicativos instalados no aparelho.

A nota oficial da Apple diz que '' nós identificamos um grupo de aplicativos que estão usando um SDK de publicidade de terceiros, desenvolvido pela Youmi, um provedor de publicidade móvel, que usa APIs privadas para coletar informações privadas, como endereços de usuários de e-mail e identificadores de dispositivos e encaminhar os dados ao seu servidor da empresa. Esta é uma violação das nossas diretrizes de segurança e privacidade. Os aplicativos usando o SDK da Youmi serão removidos da App Store e quaisquer novos aplicativos submetidos à App Store usando este SDK serão rejeitados. Estamos trabalhando em conjunto com os desenvolvedores para ajudá-los a obter versões atualizadas de seus aplicativos que são seguros para os clientes e em conformidade com as nossas diretrizes parasua volta na App Store rapidamente''.  Apple não revelou quantos aplicativos foram removidos da App Store até agora.

Desculpas

A desenvolvedora chinesa Youmi Mobile Technology pediu desculpas nesta terça-feira, 20, por prejudicar seus clientes e parceiros com um kit de desenvolvedor que coletou dados pessoais de usuários por meio de aplicativos para dispositivos com o sistema iOS, como iPhone e iPad.

Em nota publicada em seu site, a Youmi afirmou que jamais coletou "dados ou qualquer informação pessoal" ou mesmo "vendeu informações pessoais" dos seus usuários. O pedido de retratação surge um dia após a Apple retirar  256 aplicativos da App Store, loja de apps da companhia norte-americana, porque continham essa possibilidade de coleta de dados sem que o usuário fosse informado. A maioria dos aplicativos retirados foram desenvolvidos por empresas chinesas, todas elas usando o SDK da Youmi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.