Blockchain: muito mais do que pagamentos e Bitcoin

0

Todo mundo fala em Blockchain. Temos encontrado muitos especialistas e profissionais debatendo e reforçando as possibilidades do Blockchain e tudo que seu uso oferece, sobretudo quando tratamos de transações bancárias e do cada vez mais famoso Bitcoin, a maior e mais conhecida criptomoeda.

Certo, o Bitcoin e outras moedas digitais representam algo realmente promissor e desafiadoramente inovador. As transações intermediadas pelo Blockchain são obviamente mais seguras e transparentes. Mas vamos restringir o uso de algo tão importante ao mercado financeiro?

O Blockchain tem possiblidades muito mais amplas do que isso! Com uma metodologia aberta, tem sido frequentemente melhorado, tornando-se uma tecnologia de aplicações praticamente ilimitadas. Acredito que, em médio prazo, o Blockchain causará o mesmo impacto nas soluções tecnológicas que a internet trouxe às nossas vidas anos atrás; será tão ou mais disruptivo quanto.

Com ele, processos internos e externos são rastreados com total assertividade, sejam documentos ou atividades, tornando possível a definição de responsabilidades em processos, cadeias produtivas, de logística, com diversos níveis e assinaturas distintas, incluindo fabricantes, transportadores, centros de distribuição etc. Todo sistema que demandar interoperabilidade de confiança e responsabilidade entre os diversos participantes da cadeia podem contar com a tecnologia do Blockchain para resguardar processos e fluxos, com absoluta segurança.

As novas e cada vez mais exigentes regulamentações de rastreamento de produtos (medicamentos na sua cadeia total de produção, logística e venda, por exemplo), fazem do Blockchain a solução ideal para esse tipo de demanda.

Como as empresas estão se relacionando tecnologicamente de maneira direta e integrada, o Blockchain potencializa o avanço desse ambiente de informações altamente democratizadas, sem muitos intermediadores. Trata-se da tecnologia ideal para tornar viável o novo mundo compartilhado, transparente e, acima de tudo, funcional.

As checagens e confirmações das transações efetuadas pelo Blockchain são aparentemente simples, mas respaldam, de maneira segura e única, processos que, pelas vias tradicionais, demorariam muito mais para serem verificados. E, muitas vezes, não teriam a mesma confiabilidade.

Ingressamos numa era onde as empresas estão numa Jornada de Transformação Digital, onde dados são um diferencial estratégico e se movimentam com velocidade e segurança, mas, como atingir esse objetivo? O caminho é o Blockchain.

Miguel Carbone, CEO da MC – The New World Technology.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.