Publicidade
Início Notícias Negócios Nova fórmula matemática pode garantir nível de segurança de carros autônomos

Nova fórmula matemática pode garantir nível de segurança de carros autônomos

0
Publicidade

O professor Amnon Shashua, CEO da Mobileye e vice-presidente sênior da Intel, apresentou para a indústria uma maneira de testar a segurança dos carros autônomos. A solução foi publicada em um artigo acadêmico e apresentada no Fórum Mundial do Conhecimento em Seul, na Coreia do Sul, para garantir que um veículo autônomo funcione de maneira responsável e não cause acidentes pelos quais possa ser responsabilizado.

À frente da Mobileye, uma empresa da Intel fornecedora mundial de câmeras para sistemas avançados de assistência ao condutor (ou ADAS, do inglês Advanced Driver Assistance Systems), Shashua e seu colega Shai Shalev-Shwartz desenvolveram uma fórmula matemática que pode trazer certezas para questões envolvendo responsabilidade em casos de acidente em que há envolvimento de um veículo sem motorista.

O modelo proposto de Segurança Sensível à Responsabilidade (Responsibility Sensitive Safety – RSS, em inglês) fornece parâmetros específicos e mensuráveis para conceitos humanos de responsabilidade e advertência além de definir um “Estado Seguro”, sob o qual o veículo autônomo não pode ser o resposnsável pelo acidente, não importando a ação tomada por outros automóveis.

Em sua palestra, Shashua convocou a indústria e os responsáveis pela definição de políticas para “desenvolver de forma colaborativa padrões que atribuam definitivamente a responsabilidade por um acidente”, quando houver uma colisão inevitável entre veículos autônomos e conduzidos por humanos. Ele explicou que todas as normas e regulamentos atuais estão enquadrados em torno da ideia de um motorista no controle do carro e que novos parâmetros são necessários para veículos autônomos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile