Publicidade
Início Blogueria O papel do omnichannel nos processos de compliance de uma empresa

O papel do omnichannel nos processos de compliance de uma empresa

0
Publicidade

As expressões omnichannel e compliance seguem em alta no ambiente corporativo e não saem da boca de profissionais e empresários de diferentes setores. Hoje, tornou-se comum ver empresas que buscam as melhores estratégias nestes dois conceitos. A questão é que as duas ideias ainda são vistas de forma separada ou, pior, isoladas em departamentos específicos, como o marketing e o jurídico. Para uma companhia conseguir entregar a melhor experiência ao cliente, obter transparência em seus processos e, ainda por cima, conseguir crescer é preciso apostar na integração cada vez maior entre essas duas visões.

É possível entender o compliance como um conjunto de regras que faz com que uma empresa esteja em sintonia com leis, regulamentos e normas nacionais e internacionais referentes ao seu segmento de atuação. Omnichannel, por sua vez, é uma estratégia de atuação da empresa que faz uma integração de todos os seus canais de atuação, permitindo que ela consiga impactar seu cliente independentemente se a presença dele está no ambiente online ou offline.

Dessa forma, ambos os conceitos proporcionam às corporações elementos cruciais para o sucesso atualmente. A conformidade com regras e normas, por exemplo, possibilita a transparência e o respeito às boas práticas de gestão, auxiliando na busca por parceiros comerciais. A integração dos canais, por sua vez, incrementa as vendas e mostra uma atenção maior aos consumidores e clientes, fidelizando-os por meio de um relacionamento mais eficiente. A questão, portanto, é saber integrar essas duas visões para potencializar ainda mais o negócio.

Isso é possível graças ao volume de dados que cada organização trabalha atualmente. Essa quantidade crescente de informações e as possíveis falhas de segurança trouxeram diversas mudanças, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que entrará em vigor no Brasil em 2020. Assim, um programa de compliance corporativo tornou-se indispensável para organizar e definir as melhores práticas para o uso seguro das informações digitais. Sem isso, o risco de fraude, como roubo de dados pessoais e bancários, torna-se um reflexo da integração entre as operações física e virtual da corporação e a busca pela experiência única do usuário nos mais diferentes canais.

É neste ponto que entra o omnichannel. Seu objetivo é melhorar a experiência do cliente por meio da integração de todos os canais voltados ao usuário, como site, chat, telefone, e-mail, loja física, etc. Para isso, é necessário utilizar um sistema CRM que faça o papel de consolidador dessas informações. Dessa forma, todos os dados servirão de base para qualquer canal. Além disso, os processos tendem a ser transparentes, obrigatórios e devem ser respeitados para evitar qualquer risco à política de compliance da empresa.

Hoje, com um cenário de intensa competitividade econômica promovida pela evolução das soluções tecnológicas, é essencial integrar todos os departamentos da empresa, unificar os discursos, as abordagens e, claro, os objetivos. Quando todos os profissionais estão na mesma página, tudo fica mais fácil no dia a dia. Assim, as companhias conseguem rever suas políticas, regras e processos, se adequando a um novo momento e reforçando a imagem de transparência e clareza tão requisitada atualmente e que certamente determina o sucesso do negócio no futuro.

Carolina Cabral, head de Procurement da Nimbi.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile