Publicidade
Início Inovação Marketing Digital Departamento de Justiça norte-americano processa Google por violação de leis antitruste

Departamento de Justiça norte-americano processa Google por violação de leis antitruste

0
Publicidade

Nesta terça-feira, 20, o Departamento de Justiça – junto com onze procuradores-gerais estaduais – entrou com uma ação civil antitruste no Tribunal Distrital de Columbia para impedir o Google de “manter monopólios ilegalmente por meio de práticas anticompetitivas e de exclusão nos mercados de pesquisa e publicidade de pesquisa e para remediar os danos competitivos”. Os escritórios dos procuradores-gerais estaduais participantes representam Arkansas, Flórida, Geórgia, Indiana, Kentucky, Louisiana, Mississippi, Missouri, Montana, Carolina do Sul e Texas.

“Hoje, milhões de americanos dependem da Internet e das plataformas online para suas vidas diárias. A competição neste setor é de vital importância, e é por isso que o desafio de hoje contra o Google – o guardião da Internet – por violar as leis antitruste é um caso monumental tanto para o Departamento de Justiça quanto para o povo americano”, disse o procurador-geral William Barr. “Desde minha confirmação, priorizei a revisão do Departamento de plataformas líderes de mercado online para garantir que nossos setores de tecnologia permaneçam competitivos. Este processo atinge o cerne do controle do Google sobre a Internet para milhões de consumidores, anunciantes, pequenas empresas e empresários americanos em dívida com um monopolista ilegal.”

 “Tal como aconteceu com suas ações antitruste históricas contra a AT&T em 1974 e a Microsoft em 1998, o Departamento está novamente aplicando a Lei Sherman para restaurar o papel da concorrência e abrir a porta para a próxima onda de inovação – desta vez em mercados digitais vitais”, disse Procurador-Geral Adjunto Jeffrey A. Rosen.

O Departamento de Justiça diz que “como uma das empresas mais ricas do planeta, com um valor de mercado de US$ 1 trilhão, o Google é o detentor de informações da Internet para bilhões de usuários e incontáveis ??anunciantes em todo o mundo. Durante anos, o Google respondeu por quase 90% de todas as consultas de pesquisa nos Estados Unidos e usou táticas anticompetitivas para manter e estender seus monopólios em pesquisa e publicidade em pesquisas”.

Conforme alegado na Reclamação, o Google entrou em uma série de acordos de exclusão que coletivamente bloqueiam as principais vias através das quais os usuários acessam os mecanismos de pesquisa e, portanto, a Internet, exigindo que o Google seja definido como o mecanismo de pesquisa geral padrão predefinido em bilhões de dispositivos móveis e computadores em todo o mundo e, em muitos casos, proibindo a pré-instalação de um concorrente. Em particular, a Reclamação alega que o Google manteve ilegalmente monopólios de pesquisa e publicidade em pesquisa por:

*Celebrar acordos de exclusividade que proíbem a pré-instalação de qualquer serviço de busca concorrente;

*Entrar em subordinação e outros acordos que forçam a pré-instalação de seus aplicativos de pesquisa em localizações privilegiadas em dispositivos móveis e os torne impossíveis de excluir, independentemente da preferência do consumidor;

* Celebração de contratos de longo prazo com a Apple que exigem que o Google seja o padrão – e de fato exclusivo – mecanismo de busca geral no popular navegador Safari da Apple e outras ferramentas de busca da Apple;

Geralmente usa lucros de monopólio para comprar tratamento preferencial para seu mecanismo de pesquisa em dispositivos, navegadores da web e outros pontos de acesso de pesquisa, criando um ciclo de monopolização contínuo.

Essas e outras práticas anticompetitivas prejudicam a concorrência e os consumidores, reduzindo a capacidade de novas empresas inovadoras de desenvolver, competir e disciplinar o comportamento do Google.

O comunicado do Departamento de Defesa diz ainda que “as leis antitruste protegem nossa economia de mercado e proíbem os monopolistas de se envolverem em práticas anticompetitivas. Eles também autorizam o Departamento de Justiça a abrir casos como este para remediar violações e restaurar a concorrência, como tem feito por mais de um século em casos notáveis ??envolvendo monopólios de outras indústrias críticas que sustentam a economia americana, como a Standard Oil e o monopólio telefônico da AT&T. Décadas atrás, o caso do Departamento contra a Microsoft reconheceu que as leis antitruste proíbem acordos anticompetitivos por monopolistas de alta tecnologia para exigir status padrão pré-instalado, para fechar canais de distribuição para rivais e para tornar o software indelével”.

A Reclamação alega que “o Google está usando acordos semelhantes para manter e estender seu próprio domínio, em que as práticas anticompetitivas tiveram efeitos prejudiciais sobre a concorrência e os consumidores. O Google impediu que qualquer concorrente de pesquisa significativo ganhasse distribuição e escala vitais, eliminando a competição pela maioria das consultas de pesquisa nos Estados Unidos. Ao restringir a concorrência na pesquisa, a conduta do Google prejudicou os consumidores ao reduzir a qualidade da pesquisa (inclusive em dimensões como privacidade, proteção de dados e uso de dados do consumidor), diminuindo a escolha na pesquisa e impedindo a inovação. Ao suprimir a concorrência na publicidade, o Google tem o poder de cobrar dos anunciantes mais do que em um mercado competitivo e de reduzir a qualidade dos serviços que lhes oferece”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile