Publicidade
Início Notícias Negócios Gartner prevê 9 tendências que irão dominar a tecnologia de negócios

Gartner prevê 9 tendências que irão dominar a tecnologia de negócios

2
Publicidade

Existem nove principais tendências de tecnologia estratégica que as empresas devem planejar em 2021, conforme a continuidade da pandemia, de acordo com analistas do Gartner, que divulgaram suas previsões segunda-feira, 19,  na conferência virtual Gartner IT Symposium / Xpo Americas , que vai até quinta-feira.

A plasticidade organizacional é a chave para essas tendências. “Quando falamos sobre as tendências de tecnologia estratégica, na verdade as agrupamos em três temas diferentes, que é centralização nas pessoas, independência de localização e entrega resiliente”, disse Brian Burke, vice-presidente de pesquisa do Gartner. “O que estamos falando com as tendências é como você alavanca a tecnologia para ganhar a plasticidade organizacional necessária para formar e reformar o que for necessário à medida que emergirmos desta pandemia?”

Essas são nove principais tendências, sem ordem específica. E eles terão um impacto por mais do que no próximo ano, podendo ser considerado até 2025.

“Não priorizamos isso. Portanto, não dizemos que um é mais importante do que o outro”, explicou Burke. “Diferentes organizações em diferentes setores priorizarão o impacto das tendências sobre eles como sendo mais alto ou mais baixo, mas quando olhamos realmente para todos os setores, regiões geográficas e tendências, pensamos que essas são as tendências mais impactantes que as organizações geralmente estão adotando enfrentar nos próximos cinco anos.”

Tendência de tecnologia estratégica nº 1: Internet of Behaviors

A Internet of Behaviors (IoB) é uma tendência emergente. O termo “Internet of Behaviors” foi cunhado pela primeira vez nas previsões de tecnologia do Gartner para 2020. É assim que as organizações, sejam governamentais ou do setor privado, estão aproveitando a tecnologia para monitorar eventos comportamentais e gerenciar os dados para atualizar ou rebaixar a experiência para influenciar esses comportamentos. Isso é o que o Gartner chama de “poeira digital” da vida diária das pessoas. Inclui reconhecimento facial, rastreamento de localização e big data.

Tendência de tecnologia estratégica nº 2: malha de segurança cibernética

A tendência da tecnologia de malha de segurança cibernética permite que as pessoas acessem qualquer segurança de ativo digital, não importa onde o ativo esteja ou onde a pessoa esteja localizada. Burke disse: “A malha da cibersegurança é realmente como realmente alcançamos um ponto de inflexão ou de inflexão com a segurança, e isso está nos levando a realmente desacoplar a aplicação de políticas da tomada de decisões de políticas. Essas foram acopladas no passado. O que isso nos permite para fazer é que nos permite colocar o perímetro de segurança em torno do indivíduo em vez de em torno da organização.”

“A maneira que os profissionais de segurança tradicionalmente pensam sobre segurança é que dentro da organização é seguro. Então, nos certificamos de que tudo fora de sua organização está protegido por meio desse mecanismo de segurança dentro da organização, dentro do firewall. Com mais ativos digitais fora do firewall, especialmente com nuvem e mais funcionários remotos, o perímetro de segurança precisa estar ao redor de um indivíduo e a aplicação é feita por meio de um corretor de segurança de acesso à nuvem, para que a aplicação da política seja feita no próprio ativo, Burke explicou .

O Gartner prevê que, em 2025, a malha de segurança cibernética suportará mais da metade das solicitações de controle de acesso digital.

Tendência estratégica de tecnologia nº 3: Experiência total

Outra tendência é a experiência total (TX). No ano passado, o Gartner introduziu a multiexperiência e isso é um passo além. Multiexperience são vários modos de acesso usando tecnologias diferentes, e o TX une a experiência do cliente, a experiência do funcionário e a experiência do usuário com o ambiente de multiexperience.

As organizações precisam de uma estratégia de TX conforme as interações se tornam mais móveis, virtuais e distribuídas, especialmente como resultado da pandemia COVID-19.

“O desafio é que, na maioria das organizações, essas diferentes disciplinas são isoladas. Portanto, o que estamos dizendo é que a base dessa previsão é que, se você puder reunir experiência do cliente, experiência do funcionário, experiência múltipla e experiência do usuário, o efeito notarial comum, inovação notarial comum como uma combinação de estratégias é mais difícil de replicar do que em uma única estratégia, de acordo com Michael Porter. E acreditamos nisso também. Portanto, você pode juntar tudo isso. É aí que você obterá a vantagem competitiva que será percebido por meio dessas métricas de experiência “, disse Burke.

O Gartner prevê que as organizações que fornecem um TX superarão os concorrentes nas principais métricas de satisfação nos próximos três anos.

Tendência de tecnologia estratégica nº 4: Inteligent Composable Business

Esta tendência, negócios inteligentes combináveis, é sobre a alavancagem de uma perspectiva de aplicativo e recursos de negócios empacotados, que podem ser considerados como blocos de funcionalidade acessíveis através de APIs, disse Burke.

“Eles podem ser desenvolvidos por fornecedores ou fornecidos por fornecedores ou desenvolvidos internamente. Esse tipo de estrutura, que permite que você junte esses recursos de negócios de pacote e, em seguida, acesse os dados por meio de um fabric de dados para fornecer sua configuração e rápida reconfiguração de negócios serviços que podem ser altamente granulares, até mesmo atos pessoais.”

“O negócio inteligente de composição consiste em reunir coisas como melhor tomada de decisão, melhor acesso a dados que mudam a forma como fazemos as coisas, o que é necessário para aplicativos flexíveis e que podemos entregar quando temos essa abordagem combinável para entrega de aplicativos,”, explicou o analista.

Tendência de tecnologia estratégica nº 5: Hiperutomação

A hiperutomação é outra tendência estratégica importante para 2021. Também foi uma tendência estratégica importante no ano passado e está evoluindo.

“Vimos uma enorme demanda para automatizar processos e tarefas manuais repetitivos; portanto, a automação de processos robóticos foi a tecnologia estrela em que as empresas se concentraram para fazer isso. Isso vem acontecendo há alguns anos, mas o que estamos vendo agora é que mudou da automação baseada em tarefas para a automação baseada em processos, automatizando uma série de tarefas em um processo, para a automação funcional em vários processos e até mesmo se movendo em direção à automação no nível do ecossistema de negócios. Então, realmente, a amplitude da automação se expandiu conforme avançamos com hiperautomação “, explicou Burke.

Tendência de tecnologia estratégica nº 6: Operações em qualquer lugar

Outra tendência estratégica, operações em qualquer lugar, refere-se a um modelo operacional de TI que oferece suporte aos clientes em todos os lugares, capacita funcionários em todos os lugares e gerencia a implantação de serviços de negócios em uma infraestrutura distribuída.

Burke disse que as operações em qualquer lugar sempre estiveram lá, mas a pandemia tornou-se urgente.

“Sempre houve um movimento para a independência de localização e a prestação de serviços no ponto em que são necessários. Mas, pelo menos na América e na Europa em março, de repente todas essas pessoas que trabalham em casa realmente aumentaram a consciência disso, que foi temos uma necessidade imediata de dar suporte a funcionários remotos e a maioria das organizações foi capaz de resolver isso muito rapidamente. Mas também estamos lidando com nossos clientes, e nossos clientes são remotos e nossos produtos precisam se tornar uma entrega remota também.”

Com funcionários trabalhando em casa e vendedores trabalhando em casa, conversando com agentes de compras e compradores trabalhando em casa, isso aumentou o problema e a necessidade de fornecer serviços às pessoas onde quer que estejam e onde forem necessários, afirmou Burke.

O Gartner prevê que até o final de 2023, 40% das organizações terão aplicado operações em qualquer lugar para fornecer experiências virtuais e físicas otimizadas e combinadas para clientes e funcionários.

Tendência de tecnologia estratégica nº 7: Engenharia de IA

Essa tendência envolve o fornecimento de disciplina de engenharia para uma organização porque apenas 53% dos projetos vão de protótipos de inteligência artificial (IA) à produção, de acordo com pesquisa do Gartner.

“A engenharia de IA trata de fornecer o tipo de disciplina de engenharia, uma estrutura robusta que enfatizará ter projetos de IA entregues de maneira consistente para garantir que possam ser escalonados, entrar em produção, todos esses tipos de coisas. a disciplina de engenharia para IA para organizações de usuários finais. Então, quando você fala sobre grandes fornecedores, sim, eles têm entregado com sucesso nos últimos anos, mas as organizações de usuários finais precisam sair do estágio experimental com IA e mudar para um modelo de entrega robusto e é disso que trata a engenharia de IA “, disse Burke.

Tendência tecnológica estratégica nº 8: nuvem distribuída

Nuvem distribuída é outra tendência da tecnologia e envolve a distribuição de serviços de nuvem pública para diferentes locais físicos, enquanto a operação, governança e evolução dos serviços são de responsabilidade do provedor de nuvem pública.

O Gartner prevê que, em 2025, a maioria das plataformas de serviço em nuvem fornecerá pelo menos alguns serviços em nuvem distribuídos que começam no ponto de necessidade.

Tendência de tecnologia estratégica nº 9: Computação que aprimora a privacidade

A privacidade é mais importante do que nunca, à medida que a legislação global de proteção de dados amadurece, e o Gartner prevê que até 2025, metade das grandes organizações implementará computação para aumentar a privacidade para processamento de dados em ambientes não confiáveis ??e casos de uso de análise de dados com várias partes. A computação que aprimora a privacidade protege os dados em uso enquanto mantém o sigilo ou a privacidade.

Burke disse que o número real de empresas que usarão computação para melhorar a privacidade é difícil de avaliar. “Isso é difícil de avaliar porque o que vimos ao longo dos anos, é claro, é que muitas organizações não focaram tanta atenção quanto provavelmente precisam na privacidade. Mas achamos que o que está acontecendo agora é que a legislação de privacidade globalmente está realmente começando a se firmar. Portanto, quando a legislação de privacidade é introduzida, leva um tempo para que a aplicação acompanhe a legislação.”

“A privacidade será um problema para as organizações daqui para frente. A importância vai aumentar, mas também as oportunidades vão aumentar para poder usar terceiros de confiança para análises e compartilhar dados entre as prioridades sem expor os detalhes privados nesses dados e esse tipo de coisa,” acrescentou,

Como planejar o futuro?

“Uma das coisas que é realmente uma premissa subjacente a todas as nossas pesquisas, incluindo as tendências de tecnologia de ponta, é que não vamos sair da pandemia e voltar ao que éramos”, disse Burke. “Vamos sair da pandemia, mas vamos seguir em frente em uma trajetória diferente. Então, realmente, tentar antecipar qual será essa trajetória para a sua organização ajuda a orientá-lo sobre como você está vai emergir da pandemia em uma trajetória diferente. Portanto, essas tendências estão focadas na agilidade organizacional porque é isso que terá sucesso à medida que entrarmos em uma nova fase futura, esperançosamente em breve.”

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile