Publicidade
Início Notícias Gestão Empresa de energia solar adota SAP Business One

Empresa de energia solar adota SAP Business One

0
Publicidade

O segmento de energia solar está crescendo de forma acelerada. Consequentemente, as empresas do setor estão vendo a complexidade da sua gestão aumentar mais a cada ano. Por esse motivo, a Insole, primeira clean fintech do Brasil, adotou o SAP Business One, sistema de gestão empresarial da multinacional alemã, para organizações em crescimento. O projeto contou com o apoio da G2, consultoria especializada em gestão para empresas de pequeno e médio porte.

Segundo a Absolar – Associação Brasileira da Energia Solar Fotovoltaica, o segmento cresceu 40% no primeiro semestre de 2021. No entanto, a Insole registrou um incremento muito maior, de 150% ao ano nos últimos três anos. Só no primeiro semestre de 2021, a empresa já ultrapassou o faturamento de 2020 inteiro. “Quanto mais a gente cresce, mais complexa fica a nossa gestão. Por isso, optamos pelo SAP Business One, que consegue nos oferecer todo o suporte necessário para a expansão”, pontua Ananias Gomes, CEO da empresa.

Fundada em 2013, a Insole começou a operar em simples planilhas de Excel. Passado algum tempo, a empresa recorreu a um ERP, mas a solução não era capaz de suportar todas as necessidades. Foi então que, pensando em alçar metas mais agressivas, a empresa decidiu investir num sistema mais robusto. “Chegamos a testar outras soluções de mercado, mas logo percebemos que o SAP Business One oferece tudo o que precisamos”.
Segundo Ananias Gomes, o ERP trouxe uma importante cultura de governança, garantindo mais segurança, transparência e compliance. “Hoje, temos muito mais qualidade nas informações financeiras e contábeis. Estamos alinhados com as melhores práticas internacionais de mercado”, destaca. Ter esse tipo de controle é fundamental, ainda mais porque a empresa está em busca de investidores. A Insole, que conta com 220 colaboradores, já recebeu mais de R$ 150 milhões em capital de fundos de investimentos e esse valor deve continuar aumentando.

Além de todos os benefícios que a empresa notou com a utilização do SAP Business One, chamou a atenção também o rápido processo de implementação. “Fizemos tudo em apenas seis meses. Logicamente, essa conquista só foi possível graças ao olhar estratégico e acolhedor da G2. Eles se tornaram verdadeiros parceiros da Insole, fazendo uma implementação prática, objetiva e completamente alinhada ao que desejávamos”, elogia.

Para a G2, fazer parte do crescimento da Insole é motivo de comemoração. “O SAP Business One é capaz de dar suporte para empresas em crescimento, sem representar um grande investimento ou complexidade de uso. Nossa proposta é tornar as empresas mais inteligentes e eficazes, fazendo com que elas possam se dedicar mais às estratégias do negócio. É exatamente isso que estamos fazendo com a Insole”, afirma Glaucia Vieira, sócia da G2.

“O projeto com a Insole é uma demonstração de como as empresas apoiam nos sistemas de gestão parte importante de sua estratégia de crescimento, uma vez que precisam de processos ágeis, digitalizados e integrados, baseados em boas práticas de governança, e que forneçam uma base de dados confiável para tomada de decisão e o SAP Business One tem sido a escolha de muitos clientes para enfrentar esse desafio. Temos muito orgulho de fazer parte da história de uma empresa tão inovadora e que traz um impacto tão positivo na gestão do consumo de energia para empresas e consumidores”, explica Daniel Cabrera, diretor da divisão SAP Business One na SAP Brasil.

O SAP Business One utiliza a infraestrutura da Huawei Cloud, parceira da G2 desde o ano de 2019, e que vem trazendo ganhos imensos de performance para os seus clientes. “Conseguimos oferecer para a G2 boas condições econômicas, alta performance de infraestrutura e baixa latência. Nossa Cloud está presente no Brasil com duas zonas de disponibilidade, o que garante aos usuários SAP Business One da G2 um curto tempo de resposta, muito mais baixo em relação a outros provedores”, disse Erik Schanz, Partner Sales Manager da Huawei.

Todo o esforço da equipe fez diferença. Hoje, todos os processos da Insole estão integrados, do pedido, passando pela operação até o faturamento. “Absolutamente tudo o que fazemos está dentro do SAP Business One e isso nos dá muita segurança para continuar crescendo”, alegra-se Ananias Gomes. Ao que tudo indica, é exatamente isso que deve acontecer. A empresa, que hoje atua nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste planeja expandir sua atuação para o país todo. “Nossa perspectiva é dobrar de tamanho em 2022”, anseia o CEO.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile