Em meio a um cenário ainda desafiador na economia do país, a EY Brasil encerrou o ano fiscal de 2021 com 16,1% de aumento na receita de prestação de serviços – que desconsidera as despesas cobradas de clientes – e representa um crescimento de dois dígitos em todas as suas linhas de serviço. O ano fiscal engloba o período de julho do ano anterior até junho do ano vigente. O crescimento posiciona o Brasil como um dos mercados prioritários para a empresa, além de ajudar a posicionar a América Latina Sul como uma das regiões de maior crescimento entre todas as localidades onde a EY atua no mundo.
Para os próximos cinco anos, com base no crescimento projetado de receita, a previsão é de que os investimentos da EY Brasil cheguem a um recorde de R$ 3 bilhões. Os investimentos consideram a estimativa de recursos aplicados em tecnologia, inovação, desenvolvimento de novos serviços e pessoas: capacitação, contratação, desenvolvimento e horas de treinamento.
"Temos um firme propósito de criar valor de longo prazo para os nossos diversos stakeholders – clientes, pessoas, fornecedores e sociedade -, o que requer que a EY se esforce continuamente em seguir relevante no mercado onde atua, ainda mais em um momento de intensas transformações. No último ano, tivemos no país vários desafios que nos exigiram muita agilidade para se adaptar e para identificar oportunidades de crescimento. Portanto, tomamos a decisão de aumentar o foco em inovação e digital, bem como acelerar os investimentos em nossas pessoas para ajudar ainda mais os clientes no crescimento de seus negócios. Como resultado, ampliamos nossa presença nas empresas que, por sua vez, nos demandaram serviços para atender às mais diversas necessidades, tanto na melhoria quanto na transformação dos negócios, muitas vezes baseados em tecnologia de ponta. Por isso, os esforços da EY incluíram aumento de contratações e capacitação de pessoas; fortalecimento do nosso ecossistema de alianças e parcerias; desenvolvimento de novas tecnologias, soluções e serviços; aquisição de uma empresa que elevou nossa atuação em experiência do consumidor; desenvolvimento de centros de excelência setoriais e de tecnologia, entre outros", explica o CEO da EY Brasil, Luiz Sérgio Vieira.
A força da inovação e da tecnologia
Para chegar ao resultado, a EY Brasil ampliou de forma significativa os investimentos em inovação e tecnologia diretamente atreladas às necessidades dos clientes, em pessoas e na ampliação ou desenvolvimento de novos serviços. Os investimentos foram impulsionados pela alta demanda por serviços especializados em setores-chave para a EY, como Serviços Financeiros, Tecnologia, Mídia & Entretenimento e Telecomunicações (TMT), Energia, Governo e Infraestrutura e Saúde. Em todos esses casos, serviços baseados em tecnologia de ponta foram os mais demandados, tais como análise de dados, Inteligência Artificial, automação, cibersegurança e digitalização de funções tributárias, managed services, entre outros.
Um exemplo foi a aquisição em fevereiro da Partners Digital, uma das principais integradoras da plataforma de soluções SAP da América Latina para Customer Experience. Outro exemplo é a expansão do EY Tech Delivery, projeto que surgiu da necessidade de a EY atuar de forma mais ampla na execução de iniciativas ligadas à tecnologia. Por meio dessa iniciativa, a EY ampliou seus serviços de desenvolvimento, de testes, de treinamento e sustentação de sistemas, atuando de forma mais ágil, digital e integrada às necessidades dos clientes. Até 2024, a EY tem expectativa de ter até 1,3 mil profissionais apenas nesta frente de atuação.
Foco nas pessoas
A aposta da EY Brasil na digitalização de seu portfólio de serviços também levou a empresa a aumentar em 10% os investimentos em treinamento de seus colaboradores no ano fiscal de 2021. No caso das certificações em tecnologia, por exemplo, o crescimento foi de 108% na comparação com o período anterior.
Ao todo, a EY Brasil investiu mais de 550 mil horas em treinamentos, considerando o tempo de dedicação de todos os colaboradores envolvidos – em uma média de 80 horas por pessoa. Um dos destaques foi o programa Learning Bytes, criado com o objetivo de preparar os colaboradores da empresa e desenvolver neles as competências do futuro, como metodologia ágil, criatividade, inovação, design thinking e análise de dados.
O foco nas pessoas também se deu por meio das mais de 2,7 mil contratações realizadas pela EY Brasil no último ano fiscal, representando um aumento de 40% em relação ao período anterior. Os números equivalem a um crescimento de 22% no total de colaboradores no país desde o início da pandemia, em março de 2020, hoje calculado em 6,8 mil profissionais, sendo 434 deles sócios e diretores da empresa. No mundo, já são mais de 312 mil colaboradores.
A empresa também aumentou em 38% as promoções realizadas, somando mais de 2,1 mil, já considerando os trainees. Desse total, 52% são mulheres.