Até o final de 2021, mais de 75% das organizações de médio e grande porte terão adotado uma estratégia de TI multicloud ou híbrida, de acordo com previsões do Gartner. Eu realmente tenho visto um movimento crescente de empresas aderindo a esse ambiente, principalmente, estimuladas pela busca de flexibilidade, escalabilidade e segurança. Isso, principalmente, na nova Era que estamos vivendo, com companhias diante da necessidade de manter a roda girando, a qualquer hora e de qualquer lugar, com necessidades de mudança chegando sem aviso prévio.
Todos os benefícios que eu citei são possíveis e potencializados quando se adota uma estratégia multicloud, é muito vantajoso poder ter acesso ao melhor dos serviços de nuvem à disposição da evolução do seu negócio, não é mesmo? Porém, as vantagens só se tornam reais quando, na jornada multicloud, um fator é destacado como prioritário: a gestão do ambiente, um dos maiores desafios das organizações após as etapas que envolvem a migração para a nuvem.
Informações do seu ambiente multicloud que você precisa saber
Monitorar o ambiente multicloud, quer dizer ter o controle, de maneira eficiente e em tempo real, do desempenho, da situação e da jornada de recursos, infraestrutura, aplicações, arquivos e dados que nele estão. Do contrário, um emaranhado e desordenado celeiro de dados e recursos pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça para o líder de TI. O início desse gerenciamento deve, obrigatoriamente, passar pelas respostas às seguintes perguntas:
- Quais são os dados que estão em poder do negócio, onde eles estão armazenados e quem tem acesso a essas informações?
- Quais são as barreiras do ambiente?
- Quais são os protocolos de recuperação de desastres?
- Quais são as métricas do desempenho dos recursos dos ambientes?
- Qual é o profissional responsável pelo assessment de TI? Com qual frequência essa ação é colocada em prática?
- Quais são as práticas para evitar que incidentes aconteçam ou que eles se repitam?
Veja que não se trata de uma ação simples ou que pode ser realizada de maneira esporádica. Fazer a gestão eficiente de um ambiente multicloud requer disponibilidade e dedicação integral dos profissionais responsáveis pela ação. Mas não é só isso. Contar com um time de especialistas no assunto também faz toda a diferença para mitigar as vulnerabilidades do ambiente.
Mesmo em organizações tecnologicamente mais maduras, essa missão costuma ser desafiadora. Afinal, há tempos, o aquecido mercado de tecnologia desencadeou uma guerra por talentos que parece não ter fim, o que torna difícil atrair e reter os melhores profissionais para dentro das organizações. Enquanto em outras empresas, a dificuldade de ter uma equipe de TI adequada esbarra na antiga e – aparentemente – eterna necessidade de fazer mais com menos.
Para transitar melhor por essas situações e otimizar a rotina da equipe de TI, sem deixar de lado as necessidades do negócio, uma opção é aderir aos Serviços Gerenciados. Dessa forma, o time interno foca no core business, enquanto o parceiro especializado oferece o suporte com a sua expertise em gestão do ambiente digital. Paralelamente a tudo isso, a eficiência operacional do seu negócio, do seu ambiente digital e dos seus colaboradores agradece imensamente.
Fabio Lucinari, CEO da Nublify.