Leilão 5G ocorre em 15 dias

0

Faltam agora 15 dias para a maior licitação da história das telecomunicações no Brasil: o leilão do 5G ocorrerá no dia 4 de novemrbo. A expectativa é que o certame, conduzido pelo Ministério das Comunicações (MCom) e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), movimente R$ 169 bilhões em investimentos totais nos próximos 20 anos. Como o Governo Federal optou pela modalidade de concorrência não arrecadatória, R$ 70 bilhões devem ser destinados para obrigações estabelecidas no edital.

"Além de revolucionar as telecomunicações com um novo padrão, 100 vezes mais rápido que o atual (4G), os valores arrecadados garantem a inclusão digital e social de 40 milhões de brasileiros que ainda vivem no deserto digital", destaca o ministro das Comunicações, Fábio Faria. Empresas que conquistarem a autorização de uso das faixas de radiofrequência terão o compromisso de expandir a cobertura da rede móvel 4G para municípios e localidades que ainda não contam com essa cobertura de internet.

O edital prevê investimentos para a expansão da infraestrutura de fibra óptica na região Amazônica, nas rodovias federais e em escolas públicas distribuídas em todo o país. Também fazem parte dos compromissos que serão assumidos pelas empresas vencedoras a estruturação da rede privativa de comunicação da Administração Pública Federal e a entrega de kits de televisão para famílias de baixa renda do Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

É possível afirmar que as duas diferenças fundamentais entre o 4G e o 5G para o usuário é a velocidade de transferência de dados e a baixa latência na troca de informações. O ministro ressalta que esses dois fatores geram impactos em diversos outros setores da economia, em especial na indústria, no agronegócio e na saúde. Por permitir uma taxa de transmissão de dados praticamente instantânea, entre 1 e 2 milissegundos, "será possível vislumbrar realização de cirurgias à distância, implementação dos carros autônomos, expansão das aplicações em realidade aumentada ou operação simultânea das máquinas de uma cadeia produtiva", estima Faria.

O 5G eleva a capacidade das conexões disponíveis para uma sociedade habituada a viver interconectada. Serviços de streaming, videochamadas e transmissões de eventos esportivos ou culturais passarão a contar com resolução melhor de imagem e áudio, sem interrupções ou perda de qualidade. Objetos do dia a dia (como eletrodomésticos, roupas e até a própria residência) poderão ser conectados à rede mundial de computadores e acionados remotamente. "A quinta geração da internet criará novos modelos de negócios, gerando empregos e contribuindo para o desenvolvimento do País", comemora o ministro.

O leilão do 5G irá conferir autorizações de uso de radiofrequência nas faixas de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz. Os lotes serão divididos em nacionais e regionais e podem participar da licitação as operadoras de telefonia, com a possibilidade de divisão das faixas entre as empresas. Provedores de banda larga poderão disputar os blocos regionais com o objetivo de expandir o serviço de fibra ótica e oferecer internet de alta velocidade para novas regiões.

"Ainda este ano, o sinal estará disponível para algumas capitais e, até o segundo semestre de 2022, as demais receberão o serviço", garante Faria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.