Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Setor de TIC gerou quase 150 mil novos postos de trabalho entre...

Setor de TIC gerou quase 150 mil novos postos de trabalho entre janeiro e agosto

0
Publicidade

De janeiro a agosto de 2021, o Macrossetor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) contratou 147.248 novos profissionais no Brasil – um aumento de 149% em relação ao total de postos de trabalho criados em todo o ano passado: 59 mil. Os dados são do “Monitor de Empregos e Salários” – relatório mensal produzido pela Brasscom para acompanhar o mercado de trabalho.

Na comparação direta entre os meses, o crescimento também é significativo. Em agosto de 2020 foram 13.482 novos postos, enquanto, em agosto deste ano, 20.880. Ao comparar o total de empregados no Macrossetor de TIC ao fim do ano passado – cerca de 1,6 milhão de pessoas – com os dados mais recentes, houve uma variação positiva de 9%. O avanço é especialmente significativo quando comparado ao restante da economia brasileira, que, no período, registrou um crescimento de vagas ocupadas mais tímido: 4,6%.

Para a Brasscom, ainda que evidenciem a resiliência do Macrossetor de TIC, mesmo em meio à pandemia de Covid-19, esses dados apontam para desafios que o país precisa transpor a curto e médio prazo. Um deles é a atração e capacitação de talentos na área – dados da associação apontam para a formação de apenas 46 mil profissionais, a cada ano, com perfil tecnológico no país.

“Equalizar a diferença entre demanda e formação em TIC é uma grande oportunidade para o Brasil”, afirma o presidente executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo, “estimulando, assim, o crescimento das empresas, o desenvolvimento do país, e uma verdadeira revolução da realidade social de milhares de brasileiros”.

Outra preocupação das empresas de tecnologia é a possibilidade de não prorrogação da desoneração da folha de pagamento – com encerramento previsto ao fim deste ano. “Trata-se de uma política estruturante e que tem se mostrado essencial para a manutenção e geração de novos empregos em diversos setores, incluindo o de Tecnologia da Informação”, garante o presidente da Brasscom.

A manutenção da política da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB), conhecida como “desoneração da folha” tramita na Câmara dos Deputados através do Projeto de Lei 2541/2021, de autoria do deputado federal Efraim Filho (DEM-PB). A medida foi aprovada por unanimidade pela Comissão de Finanças e Tributação e aguarda votação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile