Nutanix agrega novos recursos de automação para data centers

0

A transformação digital, a Internet das Coisas (IoT) e o crescimento de aplicativos móveis desencadearam uma revisão na forma como o software é construído, implantado e dimensionado. Aplicações modernas estão sendo desenvolvidas com arquiteturas flexíveis utilizando serviço modulares menores e mais independentes. Embora essas novas arquiteturas de aplicações tenham melhorado de maneira geral a agilidade da TI, elas também expuseram uma infinidade de novos desafios – visibilidade das interdependências de aplicações para a resolução de problemas, novas ameaças de segurança e escassez de ferramentas de gerenciamento unificado.

O rápido crescimento no número de cargas de trabalho aumenta a pressão sobre as equipes de TI para monitorar a infraestrutura de ponta a ponta, a fim de garantir que as aplicações cumpram o desempenho e disponibilidade de acordos de nível de serviço (SLAs, na sigla em inglês). Sem uma visão unificada de todos os recursos de infraestrutura – incluindo ambiente de rede – identificação, isolamento e correção fica muito difícil e complexo localizar e solucionar o problema. Desafios comuns, como erros de micro configuração em uma rede local virtual, levam horas para serem diagnosticados e corrigidos, resultando em um longo tempo de inatividade da aplicação e perda de receita.

Para atender a demanda desse cenário, a  Nutanix anuncia que está ampliando os recursos de suas soluções Prism e do Acropolis Microsegmentation Services (AMS), incluindo maior visibilidade de rede, segurança e orquestração.

A solução da Nutanix Prism passa a oferecer uma aplicação central de visualização de toda a rede, além de fornecer uma visão dos recursos do servidor, de virtualização e de armazenamento. Ao invés de depender de uma gama de ferramentas de diferentes fornecedores, as equipes de TI terão uma visão completa da topologia da rede, física e virtual. Isso inclui uma visão intuitiva de como as máquinas virtuais individuais estão conectadas à infraestrutura de rede física e virtual, além de fornecer estatísticas de desempenho e de saúde detalhada do ambiente de rede. A visualização da rede integrada permite que os gerentes de data centers identifiquem imediatamente os problemas de rede que afetam as aplicações.

Aplicações seguras com micro segmentação

Ambientes atuais são compostos de centenas ou milhares de aplicações e serviços individuais, sendo cada um possível ponto de ataque. Uma aplicação interna que foi comprometida representa uma séria ameaça a todas as outras cargas de trabalho em execução no data center. As tecnologias de micro segmentação estão disponíveis há algum tempo para solucionar essas ameaças internas, mas a adoção generalizada tem sido retardada pela complexidade da configuração e gerenciamento – frequentemente exigidos pelas implantações em redes definidas por software (SDN, na sigla em inglês) em larga escala.

Integrado à camada de infraestrutura da nuvem, a solução Nutanix Acropolis Micro Segmentation Services (AMS) irá inspecionar, monitorar e gerir os fluxos de comunicação entre cargas de trabalho individuais para fornecer um ambiente mais seguro de aplicações. As políticas específicas de aplicação serão definidas no Nutanix Prism, dando às equipes de TI um plano de controle unificado para gerenciar e proteger as comunicações entre VMs, aplicações baseadas em contêineres e micro serviços funcionando em um ambiente comum. O Nutanix AMS pode ser implantado em apenas alguns minutos e evitará a necessidade de investir em SDNs grandes e complexas para proteger o ambiente de aplicações.

Orquestrar serviços de redes e segurança

Orquestrar os vários serviços de rede necessários para a entrega de aplicações não é apenas complexo e propenso a erros, mas também pode retardar a modernização de data centers corporativos. Nesse sentido, é importante contar com uma infraestrutura ágil, dinâmica e na nuvem com recursos de computação e de armazenamento reservando para que as equipes de TI apenas os esforços de entrega de aplicações críticas ao negócio.

O Nutanix Acropolis fornece APIs simples e abertas que permitem atualizações de políticas automatizadas nos switches top-of-rack (ToR), controladores de entrega de aplicações (ADCs) e firewalls com base em eventos de ciclo de vida de aplicações, fornecendo aos administradores um fluxo de trabalho de implementação de aplicações simplificado e automatizado. Os principais fornecedores de switches, incluindo Arista, Brocade, Mellanox e Plexxi, bem como fornecedores de segurança e ADC, como Citrix e F5 Networks, podem agora automatizar o abastecimento de rede e modificar as políticas em tempo real com base nas mudanças no ciclo de vida da TI e das aplicações.

Além disso, redes virtualizadas e serviços de segurança podem ser inseridos de maneira inteligente no ambiente da aplicação com base nas políticas centradas de aplicativos, garantindo que os serviços apropriados sejam aplicados e executados na sequência correta. Esses serviços complementam os recursos de visualização e segurança de rede da Nutanix, fornecendo inspeção avançada de aplicações e mitigação de ameaças. Fornecedores de segurança proeminentes, como Illumio e vArmour, podem usar os serviços de inserção e recurso de orquestração para ativar soluções de segurança totalmente orquestradas que oferecem execução de segurança avançada, mitigação de ameaças e reduzem drasticamente a complexidade operacional.

As equipes de TI se beneficiam com o Nutanix Prism, que opera como um único ponto de controle para todos os recursos de infraestrutura, juntamente com uma integração de rede para que os serviços (de rede) se adaptem instantaneamente às mudanças no ambiente virtual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.