Outsourcing e Opensource: uma combinação de sucesso

0

Em um mundo cada vez mais customizado, onde clientes/consumidores são vistos como indivíduos com nome e sobrenome, as empresas enfrentam o desafio de atender cada cliente de forma particular.

Essa nova realidade exige das empresas um esforço extra para adequar sua estrutura e estarem aptas e competitivas. Quanto mais ?customizada? ao seu negócio a empresa se tornar, maior a chance de sucesso. Um dos pilares centrais é a tecnologia embarcada em cada empresa, e a partir disso surge a dupla Outsourcing e Opensource.

Quando uma empresa busca o Outsourcing, ela está em primeiro lugar buscando um parceiro que, sendo especialistas em TI, irá trazer uma série de vantagens competitivas na área e usar todo o conhecimento a favor da tecnologia. Quando combinados o Outsourcing com o Opensource (Software livre), tem-se uma parceria com inúmeras vantagens: financeira em primeiro lugar, pela substituição do software de licenciamento pago pelo livre e, tão importante quanto a redução de custos é a adequação às suas necessidades particulares, pois uma das características do software livre é a flexibilidade e capacidade de customização.

Essa empreitada que à primeira impressão parece lógica e simples, enfrenta um entrave significativo, pois para que esse caminho rume ao sucesso, é fundamental uma cumplicidade muito grande entre a empresa contratante e a empresa de TI contratada. A última deve entender a fundo todos os processos, rotinas e funcionamento da contratante. Então, essa deve confiar no julgamento de sua contratada, que avalia dentre os softwares utilizados quais podem ser substituídos, qual o tempo de preparação e o nível de customização que será alcançado.

Todas as mudanças geram impactos. Assim sendo, a migração para Opensource deve ser planejada em todos os detalhes e testada exaustivamente antes de entrar em produção para minimizar o impacto negativo, mantendo a utilização no mínimo equivalente ao software de licenciamento pago.

Para nos situarmos, o Outsourcing somente, além de compensar a falta de recursos humanos e financeiros para investimentos, gera estimadamente uma redução de 15% a 20% dos gastos totais em TI. Uma pesquisa do IDC revela que somente a verba destinada a Outsourcing em TI e telecomunicações chegue a R$ 13 bi até 2010.

Para ilustrar os benefícios da combinação Outsourcing/Opensource, pensemos da seguinte forma: todas as empresas devem investir em TI (Pessoal, Hardware e Software). Cada migração para o Opensource reduz os investimentos em software, sem elevar outros custos, ou seja, a empresa melhora a estrutura, mantém os mesmos processos (que podem até se tornar mais eficientes) e literalmente deixa a conta da compra dos softwares no passado, usando a verba de outras maneiras, como treinamento de sua equipe, maiores investimentos em hardware ou simplesmente reduzindo custos.

O Outsourcing já provou seus benefícios como um serviço de qualidade com uma melhor relação custo/benefício. Quando aliado ao Opensource, estes mostram toda a capacidade que a tecnologia tem de ajudar as empresas a serem eficientes, investindo com mais certeza do resultado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.