Paquetá implementa plano de crescimento para ampliar cadeia de lojas

0

A Paquetá Calçados, produtora de 12 milhões de calçados ao ano, vem ampliando suas operações no varejo e busca expandir sua eficiência por meio de soluções tecnológicas. O objetivo é gerar incremento de vendas, melhoria das margens e redução de estoque.

Como parte desta estratégia para aperfeiçoar a eficiência da operação varejista, que requer controles diferenciados em relação à operação de produção de calçados, a Paquetá decidiu investir em infraestrutura e modernização dos processos, com a liderança da área de Tecnologia da Informação. Recentemente, a empresa iniciou uma série de aquisições e aperfeiçoamentos em seu processo interno, resultando no faturamento de US$1 bilhão em 2014, sendo mais de 50% proveniente do varejo.

O projeto de modernização da TI para a área de varejo está dividido em três etapas e deve ser concluído em junho de 2015. Quando todas as soluções estiverem em operação, ela espera crescer em vendas e reduzir em 9% o tempo de estoque. "Os sistemas legados não atendiam à demanda do crescimento dos negócios, especialmente no varejo, que vem crescendo significativamente. Nosso foco era o negócio, não apenas na TI. Buscamos, então, uma solução moderna e de classe mundial, para apoiar nosso plano de crescimento. Encontramos na Oracle Retail as soluções adequadas para o plano estratégico da empresa". Jorge Nitschke, gestor Tecnologia da Informação.

A primeira fase do projeto terminou em setembro de 2014, com o início da operação do Oracle Retail Merchandise Financial Planning, que permite à Paquetá maior assertividade no planejamento, encurtando os ciclos e possibilitando planejamento detalhado e frequente, o que orienta a compra e a distribuição de mercadoria nas lojas. Com acompanhamento dos resultados, a solução também ajuda na decisão de possíveis ajustes para que se alcance as metas.

Um dos principais desafios para uma empresa, que vem crescendo nacionalmente, é a administração do mix de produtos. Estar no lugar certo, na hora certa, com o produto certo significa benefícios não apenas para os negócios, mas também para os consumidores, que cada vez mais poderão encontrar aquilo que procuram e mais novidades a preços competitivos.

Para superar esse desafio, é preciso um planejamento eficiente e de métricas do negócio bem definidas. Além de buscar uma solução de TI, a Paquetá também cuidou da reorganização interna com reestruturação e ampliação da equipe e com um novo calendário de planejamento, o que já refletiu em melhorias nos processos.

Um grande desafio do varejo é a necessidade de elevados estoques com intuito de não perder vendas. Com a solução Oracle Retail, a Paquetá acredita que se tornará mais assertiva na compra e abastecimento dos pontos de venda. Com o uso do Oracle Retail Merchandise Financial Planning, a Paquetá conseguirá diminuir o investimento e ter maior controle do estoque, assegurando as margens previstas para o final da coleção. E todo o processo será muito mais ágil, simples e confiável, pois todas as informações que os compradores precisam estão disponíveis em uma única ferramenta. Isso significa também mais agilidade em termos de administração de preço.

Com os resultados já obtidos após a primeira fase do projeto, a Paquetá se prepara para as próximas etapas. Ainda em janeiro entra em operação o Oracle Retail Clearance Optimization Engine, que contribuiu para o ajuste de preços dos estoques. O projeto será concluído em junho, com a implementação do Oracle Retail Assortment Planning and Size Profile Optimization, que promove o alinhamento do mix de produtos, contribuindo ainda mais para a melhoria da margem e para a satisfação do consumidor.

"Na fase inicial, já pudemos acessar informações mais confiáveis, que permitem que o planner e o comprador reúnam-se semanalmente para analisar o desempenho de cada categoria e classe de produto", afirma Eduardo Rodrigues Pereira, gerente de Planejamento e Custos

Fundada em 1945, no Rio Grande do Sul, como fabricante de calçados, a Paquetá hoje é também um importante player no varejo, com mais de 350 lojas espalhadas por 60 cidades do Brasil com a marca Paquetá, Esposende, Gaston, ou Paquetá Esportes. O mix de produtos do grupo inclui ainda as marcas Lilly's Closet, Atelier Mix, Ortopé e – no mercado luxo – Capodarte e Dumond.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.