Governo avança na capacitação para migração ao IPv6

0

O Ministério do Planejamento concluiu, nesta quinta-feira, 21, mais um curso com representantes de 19 órgãos públicos sobre o Protocolo de Endereçamento de Internet na versão 6 (IPv6) no 7º Centro de Telemática Diária do Exército, em Brasília. A capacitação faz parte do Plano de Disseminação do Uso do IPv6 para os órgãos do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp). O objetivo da ação é auxiliar os órgãos na transição do IPv4 para o IPv6. A migração de todos os 224 órgãos do Sisp deve ocorrer até setembro de 2018.

Uma das funcionalidades do protocolo de internet é identificar, por meio de números, os usuários da rede mundial de computadores. O aumento na utilização de smartphones e tablets, por exemplo, gera novos usuários, o que consome os endereços IP. Desde 2014, os endereços de IPs na versão 4 estão esgotados.

A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) elaborou o plano de disseminação em novembro de 2014. O objetivo foi evitar problemas no fornecimento de serviços eletrônicos na administração pública federal e ampliar a segurança na internet.

Para alcançar o resultado pretendido, foram criadas oito metas semestrais para as entidades públicas migrarem para o IPv6. A STI divulgará o terceiro relatório de avaliação da implantação do IPv6 em abril. O documento mostra quais órgãos do Sisp estão aderentes às metas das Etapas do Plano de Disseminação do Uso IPv6.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.