Publicidade

    3 passos para evitar fraudes em sua empresa

    0
    Publicidade

    Todos os dias companhias ao redor do mundo perdem dinheiro por conta de ações de má-fé. Dados da Association of Certified Fraud Examiners (ACFE) estimam que as empresas devem perder em média 5% da sua receita com as fraudes. E quanto maior a empresa, maior a dificuldade de controle.

    Não é a toa que segundo estimativas do Gatner o investimento global em Segurança da Informação até o fim deste ano será de 84,4 bilhões de dólares, o que representa um aumento de 7% em comparação com 2016. Para 2018, a previsão é um investimento de 93 bilhões de dólares, um aumento de 12% com relação a este ano. Ou seja, os números mostram que os empresários estão cientes das perdas causadas por incidentes em segurança e dispostos a investir em ações preventivas.

    As fraudes podem ser de origem externa, que é a violação por parte dos criminosos; ou interna, quando há inocência ou até mesmo mau caráter por parte dos funcionários – que podem atuar nos mais diferentes níveis. Nos contact centers, por exemplo, existem casos de atendentes que se uniram a instaladores para receber por serviços não realizados. O fato que é muitas vezes o golpe vem de pessoas consideradas de confiança. E além da perda de dinheiro, que pode ameaçar a estabilidade financeira de uma companhia, também podem resultar em crises de imagem, credibilidade e reputação – basta observar o que aconteceu com as empresas mencionadas da Lava Jato.

    A questão é: como prever ou detectar uma fraude com agilidade?

    Ambientes vulneráveis, com processos mal estruturados ou até mesmo ausentes e onde não existem auditorias, estão mais suscetíveis a desvios. Pensando nisso, compartilho três dicas para evitar (ou pelo menos minimizar) a possibilidade de fraudes em companhias de qualquer porte ou segmento de atuação:

    Conheça os pontos frágeis

    Se antecipe aos riscos. Todo mundo tem fraquezas e com as empresas não é diferente. Ao reconhecer quais são as áreas mais sensíveis, é possível redobrar a atenção e criar ações contra possíveis golpes.

    Tenha processos bem estruturados

    Sem metodologias bem definidas cada funcionário atua de uma maneira diferente e a empresa perde o controle, ficando mais suscetível às fraudes e muitas vezes só percebendo que algo está errado quando o prejuízo é evidente. Crie processos e faça análises para que haja garantia de que são seguros.

    Automatize atividades

    Existem funções dentro de uma empresa que podem ser realizadas com mais eficiência e segurança se forem automatizadas. Além de aumentar a produtividade e, por consequência, os lucros da companhia. Deixe as ações repetitivas para as máquinas e conte com as habilidades humanas para ações estratégicas.

    Infelizmente, não há como se prevenir da ação de indivíduos desonestos – assim como também não dá para desconfiar de tudo e de todos o tempo todo. Pessoas mal intencionadas existem em todos os lugares e em todas as funções. O importante é se precaver, tendo uma empresa organizada e controlando o máximo de atividades possível. Desta forma, torna-se mais fácil perceber quando algo está errado e é possível agir com rapidez para solucionar a questão antes que os negócios sejam prejudicados.

    Certamente, cada empresa tem suas peculiaridades, por isso, também vale avaliar se não existe a necessidade de contar com o apoio de uma consultoria externa para analisar as operações e sugerir melhorias. Cuide da segurança das informações da sua empresa com a mesma atenção que dá para a segurança patrimonial.

    Renan Vazquez, arquiteto de Sistemas da Indigosoft.

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Sair da versão mobile